Bem vindo, Camaçari, 23 de Março de 2017

Vereador Marcelino escreve Camaçari: Cidade-Polo e Polo-Cidade

Escrito por: Vereador Marcelino - Geral - 30 de Julho de 2015

    Camaçari: Cidade-Polo e Polo-Cidade


    Por José Marcelino


    Inegavelmente, Camaçari é um município estratégico. Afirmo isso me desvencilhando o máximo possível de qualquer sentimento bairrista e de razões passionais. Mas basta uma análise fria sobre a conjuntura regional para compreender a minha linha de raciocínio.

    Poderia endossar menus argumentos me atendo simplesmente aos fatos da cidade sozinha ser responsável por 25% do ICMS arrecadado no estado e de ter a segunda maior arrecadação da Bahia; ou, ainda, por causa do maior complexo petroquímico integrado do Hemisfério Sul, cuja implantação se deu ainda na década de 70. Contudo, quero ir além do óbvio. Quero falar da complexa dinâmica social, do fluxo migratório, que foi intenso nos últimos 15 anos, da explosão populacional, e de um dos dos grandes desafios atuais do poder público local, que é o diálogo com os setores produtivos, sobretudo os da esfera industrial.

    Cuidar da população, garantindo condições dignas de vida, é tarefa prioritária de qualquer governo. Entretanto, para que isso aconteça, há uma série de engrenagens que precisam ser ativadas. No caso de Camaçari, uma das principais delas é a boa relação com o grande capital, que deve primar pelo estímulo aos investimentos, com o devido retorno social.

    No meu entendimento, isso passa pelo diálogo mais franco, no sentido de assegurar empregos e também garantir a estrutura necessária para a ampliação das plantas e unidades. Nos últimos anos, este tem sido um dos calcanhares de aquiles da Prefeitura, que precisa olhar como "atirador de elite" para o Polo, praticamente uma cidade à parte dentro de um grande município de 760 quilômetros quadrados, maior que Salvador.

    É preciso haver a compreensão concreta, não apenas retórica, de que o Polo deve ser cada vez mais de Camaçari. Assim como bairros, povoados e distritos carece de ações governamentais. Dezenas de milhares de trabalhadores constituem sua população flutuante. As ruas que dão acesso às empresas precisam de iluminação pública de qualidade, as vias por onde "transitam" um quarto das riquezas produzidas necessitam estar transitáveis e permanentemente em boas condições, a fim de viabilizar o bom escoamento da produção e a segurança do trabalhador, que diariamente, de carro ou a pé, se arrisca nos becos e vielas da nossa zona industrial.

    O conteúdo posto aqui é a defesa da ampliação do diálogo, da cooperação e da parceria. Um fórum permanente. No que pese todos os ônus e os bônus de sediar um gigantesco complexo industrial, uma coisa é fato: o Polo é Camaçari sob todos os aspectos, com peso preponderante na feição que adquirimos enquanto sociedade. O êxodo populacional, as desigualdades sociais, o boom demográfico e a imagem externa de que vivemos uma cidade rica, dentre outras coisas, são da forma que conhecemos em função do do complexo industrial.

    Para os que têm menos de quarenta anos de idade: já imaginaram como seria Camaçari sem a forte presença da indústria? Provavelmente não. É quase inimaginável.

    Então, vamos nos debruçar de forma mais atenta sobre a importância, desdobramentos, significados e relação do poder local com o Polo Petroquímico, até mesmo para entendermos e cobrarmos com mais conhecimento de causa e consciência. Não tenho dúvidas de que o aprofundamento do diálogo só melhorará a contrapartida que o setor industrial dá à cidade. Teremos um município mais forte e poderemos melhorar, sobretudo, o "retorno social" das corporações e grandes empresas para o nosso povo.

    *Presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari e presidente do PT municipal


 

Outros Artigos:

Geral
Escrito por: Raymundo Mônaco
10 de Janeiro de 2017
 Veja Mais
Geral
Escrito por: Raymundo Mônaco
09 de Novembro de 2016
 Veja Mais
Geral
Escrito por: Raymundo Mônaco
15 de Setembro de 2016
 Veja Mais
Geral
Escrito por: Raymundo Mônaco
31 de Março de 2016
 Veja Mais
Geral
Escrito por: Rogaciano Medeiros
24 de Fevereiro de 2016
 Veja Mais
 Veja todos os artigos

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

O que fazer com contato que manda muita propaganda no whatsApp?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida