Pasta de amendoim: 6 benefícios dessa queridinha dos atletas

Escrito por: Pesquisa Web - Ciência e Saúde-

A pasta de amendoim é um produto bastante popular nos Estados Unidos há muito tempo, mas de uns anos pra cá ela ganhou o mercado brasileiro. Ela se tornou conhecida por auxiliar no ganho de massa muscular, principalmente entre atletas e praticantes de musculação.

A partir da popularização da pasta de amendoim, novos produtos parecidos derivados de outras castanhas também foram surgindo. Alguns dos motivos pelos quais a pasta de amendoim ser tão procurada é pelo seu sabor e seus benefícios à saúde.

6 benefícios da pasta de amendoim
Desde as vantagens para o coração até seu poder de aumentar a imunidade do organismo, veja exemplos de como essa pasta garante qualidades diversas para o corpo.

•  Aliada dos músculos: por possuir grande quantidade de potássio, elemento essencial para o funcionamento e formação de músculos, a pasta de amendoim auxilia na síntese de proteínas, por isso é um alimento tão procurado por amantes da vida fitness.

•  Evita doenças: a pasta de amendoim é rica em minerais e vitamina E, um antioxidante natural que ajuda a combater radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e doenças degenerativas, além de aumentar a imunidade. Ainda, ela contém vitamina B6 e outros antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardíacas e combater infecções.

•  Amiga dos ossos: contendo altos índice de magnésio, componente que ajuda a manter a saúde dos ossos, o alimento é indicado para todas as idades, sendo principalmente importante para crianças em fase de crescimento e idosos, que são mais suscetíveis a doenças como a osteoporose.

•  Previne diabetes: a pasta de amendoim é uma ótima fonte de ômega-9, que facilita o controle do açúcar no sangue, essencial para evitar o desenvolvimento da diabetes. Além disso, ela diminui a absorção de carboidratos, reduzindo o índice glicêmico dos alimentos.

•  Controle do apetite: apesar de ser um alimento calórico, a pasta de amendoim é rica em fibras e proteínas, que reduzem o apetite, facilitando o emagrecimento. A vitamina E presente no produto também dá a sensação de saciedade, e o ômega-9, encontrado em abundância, ativa a adiponectina, um hormônio que envia comandos para o corpo produzir energia a partir dos depósitos de gordura.

•  Diminui o colesterol: o ômega-9 da pasta de amendoim também ajuda na regulação do colesterol, fazendo do alimento uma fonte de gorduras saudáveis (as poliinsaturadas), que fornecem energia e ajudam a eliminar os triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL) do corpo.

Não é à toa que a pasta de amendoim é tão procurada por seus benefícios ao organismo. Consumindo-a sem exageros e aliada à uma alimentação saudável e prática regular de exercícios, ela se torna uma facilitadora do emagrecimento e ainda dá aquele up na saúde.

Pasta e manteiga de amendoim: qual a diferença?
Uma dúvida comum é sobre as diferenças entre os produtos derivados do amendoim e os benefícios de cada um, será que é só o nome que muda ou as qualidades também? Veja abaixo.

A pasta geralmente contém açúcar refinado e sal em sua composição, mas não há adição de outros tipos de óleos além do natural do amendoim, auxiliando no controle do colesterol.

Enquanto que a manteiga é feita sem adição de açúcar, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, porém muitas vezes leva óleo vegetal para aumentar a cremosidade, sendo que nesse aspecto a pasta é melhor.

Apesar disso, vale lembrar que ambas são ricas em antioxidantes e são ótimas fontes de energia, por isso viraram as queridinhas de atletas e pessoas que possuem uma alimentação saudável. Mas a recomendação é a de sempre olhar o rótulo e escolher o produto com o menor número de ingredientes.

Como fazer sua própria pasta de amendoim
E para garantir todos esses benefícios sem ter que recorrer às versões industrializadas que são caras e com maiores quantidades de açúcares e conservantes, por que não fazer a sua própria pasta de amendoim caseira? Fonte: Dicas de Mulher*