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Empreendedorismo: jornalista faz sucesso vendendo pão de queijo artesanal

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Empreendedorismo: jornalista faz sucesso vendendo pão de queijo artesanal

Por: Sites da Web

Roberta Alencar tem 34 anos e é jornalista. Apesar de atuar na área de comunicação há quase 10 anos, ela resolveu investir no segmento de gastronomia recentemente. A goianiense, proprietária da Chef Beta Cozinha Artesanal, está fazendo sucesso em Salvador produzindo e comercializando pães de queijo. "Sempre tive o desejo de empreender e encontrei nesse segmento uma oportunidade", explica.

Roberta faz parte de uma fatia da população brasileira que tem investido numa segunda atividade de renda e que está obtendo bons resultados na empreitada. A jornalista trabalha como editora de TV no período da manhã, durante cinco horas, e usa o resto do tempo livre para se dedicar ao negócio promissor. "Há seis meses comecei a fazer os pães de queijo artesanais, mas só há quatro comecei realmente a me dedicar", revela.

Formalização do negócio


No início de julho, Roberta resolveu formalizar o negócio e se tornou uma Microempreendedora Individual (MEI). Agora ela tem CNPJ e pode comprar as matérias primas do seu produto em grande quantidade e por valores melhores diretamente do fornecedor. Além disso, a jornalista conseguirá emitir notas fiscais em breve. "É bom porque pago pouco mais de 40 reais por mês e posso vender no atacado", ressalta.

Em 31 de dezembro de 2010 o número de MEIs na Bahia não passava de 75 mil. Já em 30 de junho de 2015, esse dado chegou a pouco mais de 320 mil, de acordo com o Portal do Empreendedor do SEBRAE. Isso equivale a um aumento bastante significativo de 338%. Vale ressaltar que até maio de 2015 quase 500 mil brasileiros viraram microemprededores individuais.

Vendas e planos


Para divulgar o negócio, Roberta faz uso das redes sociais Instagram e Facebook, de ferramentas como Whatsapp e do tradicional 'boca a boca'. "Comecei vendendo apenas para colegas de trabalho da TV e agora já tenho clientes de outras empresas", revela. Atualmente, ela fabrica e comercializa por mês cerca de 2 mil pães de queijo artesanais e 50 bolos. Todos com sabores variados como calabresa, chia e linhaça, peito de peru, gorgonzola, provolone, goiabada e ervas, além do tradicional.

Mas Roberta não quer parar por ai. O negócio do pão de queijo artesanal está dando tão certo que ela pretende investir cada vez mais. "Já comprei equipamentos como batedeira profissional, refrigerador e uma máquina de embalar a vácuo e pretendo adquirir outros", assegura. Ela conta, apesar de o jornalismo ainda ser sua principal fonte de renda, passou de 'plano A' para 'plano B'. "Hoje minha profissão apenas paga minhas contas fixas. Mas daqui a seis meses me imagino com funcionários e vendendo mais de 10 mil pães de queijo por mês", planeja.

 

Informações do site: iBahia

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