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Azeite de oliva: 59,7% das marcas são adulteradas, veja quais

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Azeite de oliva: 59,7% das marcas são adulteradas, veja quais

Por: Pesquisa Web

A fiscalização do MAPA, batizada de Operação Isis, avaliou 107 marcas de azeite de oliva comercializadas por 65 empresas. Desse número, 59,7% foram reprovadas.  "O número de fraudes ainda é expressivo, mas o trabalho de melhoria do produto continua,” disse Fátima Parizzi, coordenadora geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Trezentos mil litros de produtos irregulares – e mais 400 mil litros de outros produtos classificados como temperos, mas com rótulos de azeite de oliva – foram retirados do mercado.

A análise das amostras foi dividida em dois grupos. No primeiro, com 39 empresas, 108 lotes de amostras foram aprovados. Já no segundo grupo, com 26 empresas, foram reprovados 160 lotes.

A operação

As ações de fiscalização de qualidade do azeite são realizadas desde 2014. A última Operação Isis – nome em homenagem à deusa egípicia que teria criado o azeite extraído da oliveira – foi iniciada em abril de 2017 e estendeu-se até dezembro com a participação de 140 auditores fiscais agropecuários de todos os Estados. As amostras de todos os lotes de azeite procedentes de diferentes países foram analisadas nos laboratórios oficiais do MAPA em Goiás e no Rio Grande do Sul (Laboratórios Nacionais Agropecuários – Lanagros).

Em 2018, a Operação Isis, iniciada em janeiro, terminará em dezembro, e será ampliada para avaliar 470 amostras a serem coletadas em todo o País. A partir deste ano, as ações de fiscalização estão sendo intensificadas por meio de parcerias com a Receita Federal, Ministério Público, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As empresas responsáveis pelas fraudes foram autuadas e multadas no valor mínimo de 5 mil reais, com acréscimo de 400% sobre o valor da mercadoria fiscalizada. O valor máximo da multa permitida por lei é de 540 mil reais. Os produtos apreendidos estão proibidos para consumo humano, mas permite-se a reciclagem industrial, principalmente na produção de sabão.

Cuidado na compra
Fátima Parizzi aponta as duas principais irregularidades na comercialização do produto: a mistura do azeite de oliva com outros óleo e a tentativa de iludir o consumidor pelo rótulo.

“O consumidor precisa estar atento e não se deixar enganar pelas embalagens bonitas, com ilustrações de azeitona ou com referências à Portugal e Espanha”, explicou a coordenadora do MAPA. “Outro ponto muito importante é o preço. O consumidor deve desconfiar da unidade de 500ml vendida a menos de R$ 10,00", destacou.

É preciso observar também, e com bastante atenção, as informações descritas no rótulo para conferir a composição e os ingredientes. Para que o produto seja considerado “azeite de oliva virgem”, ou “extravirgem”, não é permitida a presença de óleos vegetais refinados, de outros ingredientes e aromas ou sabores de qualquer natureza.

No caso de azeite de oliva refinado, o rótulo mencionará obrigatoriamente que é do 'tipo único'. Brasileiro consome cada vez mais azeite de oliva. Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o maior importador mundial com 60 mil toneladas em 2017. As oliveiras cultivadas em propriedades rurais no Rio Grande do Sul, São Paulo e região Sul de Minas Gerais produzem menos de 1% do total consumido no País. O consumo per capita brasileiro hoje é de 0,35 litro.

Marcas aprovadas:
Alianza
Andorinha
Andorinha Tipo Único
Báltico
Beirão
Belo Porto
Bom Dia
Borges
Borges Clássico
Borges Tipo Único
Carbonell
Carrefour
Castelo
Coccinero
Coimbra
D'Aguirre
De Cecco
Dia %
Dia % Tipo Único
DOP Sardegna
EA
Felippo Berio
Fiord’Olio
Fonte Mouro
Gallo
Gallo Tipo Único
Great Value
Herdade do Esporão
L’Olio de Cecco
La Española
La Violetera
Le Terrazze
Maria
Monde
Monini
Monte Santo Adrião
Nova Oliva
Olitalia
Oleificio del Golf
Olivas do Sul
O-Live
Oliveira da Serra Classico
Paganini Grezzo Naturale
Pala D´Oro
Rafael Salgado
Rahma
RAR
Renata
Romulo
Sanmarco
Serrata
TAEQ
Terra De Camões
Terra de Camões Tipo Único
Terrano
Terrano Tipo Único
Verde Louro
Verdeal
Verdemar
Vilamoura
Y Barra

Marcas reprovadas
Aldeia da Serra
Andaluzia
Anna
Barcelona
Casablanca
Castelo Real
Chef Ávilo Clássico
Conde de Torres
Do Chefe
Dom Cabral
Dom Gameiro
Donana Premium
Don Léon
Faisão Real
Faisão Real Gourmet
Fátima
Figueira da Foz
Imperatore
Lisboa
Lisboa Premium
Lisboa Tipo Único
Malaguenza
Mariza
O Vira
Olivenza
Paschoeto
Pazze
Porto Galo
Porto Valência
Pramesa
Quinta D’Aldeia
Quinta da Boa Vista
Quinta do Cais
Quinta do Fijô
Restelo
Rioliva
San Domingos
Santa Isabel
Serra de Montejunto
Temperatta
Tordesilhas
Torezani Premium
Torres de Mondego
Tradição
Vale Fértil
Vila Verona

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