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Motoristas de Uber tentam burlar novo sistema de pagamento para faturar mais

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Motoristas de Uber tentam burlar novo sistema de pagamento para faturar mais

Por: Pesquisa Web

Em julho, a Uber anunciou uma mudança no sistema de remuneração de motoristas que deixou alguns deles confusos ou incomodados. Por conta da mudança, agora há motoristas tentando burlar o sistema fazendo viagens mais longas do que o previsto.

A tática foi identificada por uma reportagem do Uol. Segundo os motoristas ouvidos, muitos estão fazendo questão de pegar caminhos mais longos ou trajetos com trânsito de propósito para faturar mais no fim da corrida. Para o usuário, o preço não aumenta, porém.

No mês passado, a Uber acabou com a taxa fixa que cobrava de cada corrida feita no aplicativo. Desde então, a empresa passou a ficar com uma fatia menor ou maior do pagamento final, mudando de acordo com o tempo e a distância percorrida pelo motorista.

Antes, numa corrida de UberX no valor de R$ 30, por exemplo, a empresa ficava com 25% do total. O valor é calculado antes do início da viagem e não mudava, nem mesmo se houvesse trânsito. Agora, se o trajeto for longo, mas o tempo for curto, a Uber fica com uma taxa maior. Se o tempo for maior, a Uber fica com uma taxa menor.

Para o passageiro, nada muda. Mas uma viagem mais longa pode render mais para o motorista do que trajetos rápidos. Num relato obtido pelo Uol, um trajeto de 40 minutos da zona sul de São Paulo até o Aeroporto de Guarulhos se transformou numa viagem de 60 minutos. O próprio motorista explicou ao passageiro que "se chegasse muito rápido, perderia dinheiro".

"Tem muita gente perguntando para o passageiro para onde ele vai, se ele fala que vai pra perto, ele cancela, porque realmente não vale a pena", disse um motorista que não teve o nome revelado. A prática de cancelar viagens curtas é condenada pela Uber e pode render uma suspensão da plataforma. Em nota, a Uber disse que o número de motoristas aumentando o tempo das viagens de propósito é "irrisório" e inferior a 1% de todos os parceiros no Brasil. Mas, mesmo assim, afirmou que a prática é "inaceitável".

Veja o posicionamento da empresa na íntegra:

"Nossos registros mostram que o índice de viagens no Brasil em que motoristas aumentam a distância deliberadamente é irrisório, muito menos que 1% do total, mantendo a missão da Uber de ser uma opção de mobilidade rápida e confiável e demonstrando que esse tipo de comportamento - embora inaceitável - é extremamente raro e constantemente combatido.

É importante ressaltar que isso configura uma violação aos Termos e Condições de adesão dos motoristas ao aplicativo da Uber. Temos equipes e tecnologias próprias que constantemente analisam viagens suspeitas para identificar violações aos termos e, caso tais situações sejam comprovadas, proceder com o descadastramento dos envolvidos."

Fonte: Olhar Digital*

 

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