Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Geral

/

Criador de God of War, David Jaffe não sabe se voltará a desenvolver jogos

Geral

Criador de God of War, David Jaffe não sabe se voltará a desenvolver jogos

Por: Pesquisa Web

David Jaffe tornou-se famoso na indústria dos jogos eletrônicos após criar e dirigir o primeiro jogo da franquia God of War, da Sony: o designer está em período sabático e não sabe se quer voltar a desenvolver jogos (Imagem: Reprodução/Kotaku)

No ano de 2005, quando David Jaffe criou a franquia God of War, o designer de jogos foi alçado a um estrelato inédito em sua carreira e jamais pensaria que, 13 anos depois, estaria em período sabático e sem desejo de criar novos jogos. Mas já estamos no fim de 2018 e é exatamente nesta posição que Jaffe se encontra, segundo entrevista concedida por ele ao podcast Colin's Last Stand Fireside Chats, de Colin Moriarty, jornalista e ex-produtor do site IGN.

"Se eu vou fazer outro jogo ou não, eu não sei. Não tenho plano algum neste momento e também não tenho nenhuma ambição nisso, na real. Eu acho que, se eu fosse fazer outro jogo, é difícil de me imaginar fazendo as coisas que já fiz no passado. Se você ver o que a Sony vem fazendo agora, é sensacional. Eu estou obcecado pelo Homem-Aranha… Mas o que eles fazem hoje em dia é bem diferente do tipo de coisa que anda reverberando comigo agora”.

Jaffe ainda continuou, dizendo que estaria mais interessado em desenvolver algo voltado ao conteúdo gamer que ele vem consumindo agora — jogos com estética retrô — do que se envolver com projetos “AAA”: “Eu meio que tô cansado disso”, disse, recontando que, na época em que trabalhou na franquia Twisted Metal e até após a criação de God of War, a experiência era comparável a subir uma enorme montanha. Voltar para o ritmo frenético dos blockbusters da indústria de jogos seria como fazer a escalada mais uma vez.

David Jaffe atua — ou atuava — na indústria de jogos desde 1993, quando começou como um beta tester do jogo Skyblazer. Em 1995 ele foi contratado como designer visual de Twisted Metal, permanecendo na franquia até o início dos anos 2000. Foi em 2005, porém, com o lançamento do primeiro jogo da série God of War, que Jaffe conheceu o estrelato da indústria.

Sua última entrada no universo gamer — o shooter de arena multiplayer Drawn To Death — foi lançado em 2014 no PlayStation 4 sob o selo da The Bartlet Jones Supernatural Detective Agency, o estúdio que Jaffe fundou, mas que fechou as portas em fevereiro deste ano.

Se Jaffe soa desencantado com a indústria, é porque ele realmente o está: na ocasião do lançamento de God of War, em abril de 2018, Jaffe disse que não jogou o título da Sony“não porque eu ache que não vá gostar dele, mas a sensação que tenho é a de que eu estaria saindo para jantar com uma garota pela qual eu fosse louco há anos (mas já a superei) e o seu novo namorado, mais bonito, mais legal e mais rico”.

Recentemente, outro designer muito conhecido da indústria também mostrou sua insatisfação com ela: Cliff "Dude Huge" Bleszinski, uma das mentes por trás da série Gears of War, do Xbox, disse enfaticamente que não voltará a criar jogos.

Fonte: Comic Book*

 

 

Relacionados