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Inteligência Emocional em Foco: Seja um diferencial no Mercado de Trabalho

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Inteligência Emocional em Foco: Seja um diferencial no Mercado de Trabalho

Por: Camaçari Notícias

Falar de Inteligência Emocional é de suma importância quando se pensa no contexto organizacional, justamente, porque a gestão estratégica considera, atualmente, o profissional ativo como sendo determinante para o alcance de resultados de sucesso.

Nesse sentido, a inteligência emocional age como uma habilidade competitiva na aplicação do ambiente empresarial com foco em facilitar ou dificultar o desenvolvimento de um clima que propicie o bem-estar no trabalho, ou ao contrário, sofrimento psíquico no trabalho de acordo com teóricos que estudam esta temática (GONDIM; SIQUEIRA, 2004).

A inteligência emocional é uma habilidade que se refere ao ato de reconhecer e regular as emoções pessoais, assim como a dos outros, e baseia-se na teoria das performances emocionais. As pessoas que possuem níveis mais elevados no que se refere à intelectualidade, são pessoas com possibilidades significativas de alcançarem êxito na própria vida.

No cenário atual buscar destaque no mercado não é tarefa tão fácil, no qual, o de papel de liderar deve-se atentar para situações cotidianas nas quais se criam muitos conflitos, que por sua vez conotam a pura realidade no contexto organizacional.

Muitas vezes o líder se depara com um colaborador que não está apto para administrar suas emoções, criando um ambiente hostil e indesejado por todos ali inseridos. Alguns deles não conseguem setorizar problemas e, ao adentrar no ambiente de trabalho, suas atividades laborais tornam-se comprometidas, principalmente pela ausência de habilidades que auxiliam na resolução das demandas do ambiente. Nessa perspectiva, a inteligência emocional adquire espaço nas organizações, nas quais, desenvolver a inteligência emocional torna-se cada vez mais crucial.

Portanto, um colaborador psicologicamente preparado e motivado para exercer a liderança, consegue através do controle de suas emoções e sentimentos alavancar toda uma estrutura organizacional.

Com tudo, se faz necessário o planejamento de ideias e cautela nas tomadas de decisões relacionadas ao teor emocional, agindo com a razão, é isso que essa temática vem trazer como contribuição para melhor suprir a carência do conhecimento emocional, oferecendo beneficio contínuo nos processos de relacionamentos organizacionais e interpessoal.

Vale ressaltar que a inteligência emocional regula a maneira de como as nossas emoções repercutem em todos os aspectos da nossa vida. O acompanhamento terapêutico é extremamente válido e significativo, a fim de auxiliar na autonomia da auto gestão emocional.

Por: Carolina Rocha

Psicóloga Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas/ Analista comportamental e Assessement/ Perita em Trânsito/Psicóloga Clínica/Docente da área de Desenvolvimento Pessoal.

 

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