Bem vindo, Camaçari, 16 de Agosto de 2018

10 alimentos que sua vagina precisa que você coma todos os dias

Escrito por: Pesquisa Web - Ciência e Saúde - 08 de Fevereiro de 2018

Você sabia que as suas refeições podem afetar a saúde como um todo, o que inclui, claro, a sua vagina? Pois é, os alimentos podem influenciar essa parte do corpo a partir da variação do pH vaginal, favorecendo ou não a proliferação de alguns microrganismos. "Essa alteração do pH é influenciada pelo índice glicêmico dos alimentos. Sendo os carboidratos refinados os principais responsáveis por essa modificação", diz a ginecologista Flavia Tarabini, da Clínica Dr. André Braz, no Rio de Janeiro.

"Vale lembrar que até frutas de alto índice glicêmico podem alterar a microbiota vaginal. Há ainda alguns trabalhos que citam fermentos biológicos (pães, cerveja, vinho, vinagre, queijos, alimentos em conserva, embutidos e cogumelos) por aumentarem o risco de casos de candidíase, exatamente por estimularem a proliferação fúngica", explica. Abaixo, veja quais alimentos você deve apostar e quais deve evitar para garantir que sua área íntima permaneça bem saudável.

Baixo índice glicêmico
Os alimentos com índice glicêmico alto prejudicam a vagina, portanto, priorize aqueles com o índice baixo. O índice glicêmico mede o tempo que o carboidrato de um alimento demora para ser absorvido pelo intestino. Quanto mais rápida essa absorção, maior a capacidade desse alimento gerar picos de insulina no organismo, o que prejudica a flora vaginal. Por isso, busque consumir frutas e legumes com essa característica, substitua alimentos refinados por integrais e diminua o uso de açúcar.

Probióticos
O termo próbiotico deriva do grego e significa "pró vida", sendo o antônimo de antibiótico, que significa "contra a vida". Esses alimentos vêm sendo muito estudados nos últimos anos, por causa dos benefícios que proporcionam à flora intestinal, mas percebeu-se melhora também nas infecções de trato genital e urinário com seu uso, especialmente em pacientes imunocomprometidas, como as portadoras de HIV, cuja a tendência é de infecção recorrente. Eles podem ser ingeridos no consumo de leites, iogurtes, queijos fermentados.

Desta forma a ação dos probióticos ajuda a prevenir e tratar doenças imunoestimulantes. "Vários microorganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, não ácido-lácticas e leveduras", diz o endocrinologista Filippo Pedrinola.

Além de beneficiarem a vagina, os probióticos ainda potencializam o valor nutricional de outros alimentos, fortalecem a imunidade e auxiliam na digestão da lactose. "Esses alimentos equilibram o pH, ajudando a manter o microbioma habitual da mulher, dificultando assim o crescimento exacerbado de um germe oportunista ou mesmo de um dos que compõem a flora vaginal", explica Flavia.

Ela destaca, porém, que todo caso precisa ser analisado com cuidado: "É importante lembrar que o consumo excessivo desses itens, seja pela alimentação ou por medicamentos, pode ser potencialmente danoso. A quantidade ideal deve ser individualizada", afirma.

Alimentos que sua vagina precisa para ter mais saúde

Iogurte
Pera
Maçã
Batata doce
Ameixa seca
Grão de bico
Soja
Cenoura
Amendoim
Castanha de caju

Como saber se a minha alimentação está prejudicando a saúde vaginal?
Observe os sinais que sua área íntima dá para saber como anda a saúde vaginal e, principalmente, se as suas refeições podem estar afetando essa área do seu corpo. Sua alimentação pode estar influenciando a vagina caso perceba a "recorrência de infecções vaginais, especialmente se há percepção empírica de melhora com algumas mudanças de hábitos alimentares", destaca a ginecologista. Faça o teste e, se perceber algo errado, busque ajuda médica. Informações do site Minha Vida*

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