Bem vindo, Camaçari, 23 de Junho de 2018

4 grupos de pessoas que precisam ter cuidado ao consumir alimentos termogênicos

Escrito por: Pesquisa Web - Ciência e Saúde - 14 de Março de 2018

 

Os temperos termogênicos mais usados pelos brasileiros são o gengibre, a canela, a pimenta e a cúrcuma. A nutricionista funcional Gabriela Ghedini explica que todos possuem boas propriedades para a saúde, além de darem aquela forcinha para acelerar o metabolismo. Mas ela também conta que nem todo mundo deve consumir de forma deliberada e explica por quê.

Temperos termogênicos: quem precisa ter cautela?

“Embora eles ajudem bastante na hora de turbinar o metabolismo e combater as inflamações do corpo, eles não fazem milagre”, pondera a nutricionista, que completa explicando que, para perder peso, um dos apelos dos temperos termogênicos, há uma série de fatores envolvidos.

“Há muitas variáveis, como estresse, sono regulado, alimentação equilibrada, ansiedade, hormônios em dia e assim por diante”, diz. Por isso, não vá encher suas preparações e receitas de temperos termogênicos na esperança de afinar a silhueta de forma mágica, pois isso não acontece. Esses ingredientes são considerados um auxílio dentro de algo bem maior, porém, claro, têm seu valor.

Grupos de risco

Gabriela Ghedini explica que todo mundo precisa tomar cuidado com a quantidade de temperos termogênicos colocada no prato, já que eles podem causar irritação estomacal.

No entanto, algumas pessoas correm maior risco ao consumi-los e, portanto, precisam de ainda mais cautela e, preferencialmente, orientação de um médico ou nutricionista para tal.

São 4 os grupos de alerta: pessoas com gastrite ou úlcera, gestantes, hipertensos e crianças.

“Gastrite e úlcera são condições que causam bastante irritação na parede do estômago, e com o uso de temperos podem ser potencializadas”, explica.

Portanto, se estiver passando por uma crise de gastrite ou úlcera, passe longe dos termogênicos.

“Hipertensos também precisam tomar cuidado, tanto com o consumo de sal, mas também com o consumo dos temperos, pois eles podem dar um pico de energia no organismo”, diz Gabriela.

No entanto, é recomendável conversar com um nutricionista, pois em doses controladas, esses temperos são muito bem-vindos e podem até mesmo ajudar a controlar a pressão arterial. O que não pode, no entanto, é consumi-los de forma desenfreada.

Grávidas também precisam ter certa cautela ao adicionar os termogênicos no cardápio. Isso porque, dependendo do tempero usado, não tem apenas um efeito de acelerar o metabolismo, mas também, em grande quantidade, pode ser abortivo.

“É um quadro exagerado, mas é bom manter a cautela”, diz Gabriela.

A alimentação das crianças também deve ter certo cuidado quando o assunto são esses tipos de condimentos, mesmo que naturais. “Isso porque muitas crianças são hiperativas e os termogênicos têm como característica dar um ‘up’ na disposição e isso pode acabar animando demais a criança”, explica.

Benefícios dos temperos termogênicos
Os alimentos termogênicos têm o poder de acelerar o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, podem dar uma ajudinha extra na queima de calorias, além de favorecer efeitos anti-inflamatórios no corpo, mandando o excesso de gordura embora.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa.

Entre os brasileiros os mais populares são gengibre, pimenta vermelha, canela e cúrcuma.

Como consumir
Embora com algumas ressalvas, os termogênicos podem ser consumidos pela maioria das pessoas, basta confirmar com seu nutricionista ou médico se é o seu caso.

A indicação de consumo é principalmente no período da manhã, principalmente para quem deseja uma disposição a mais para treinar. E até mesmo na parte da tarde, para quem sente algum tipo de déficit de energia nesse horário.

A quantidade de consumo, segundo explica a nutricionista, varia de acordo com cada pessoa. Mas vale notar os efeitos colaterais de cada um e se há desconforto abdominal, agitação ou qualquer outro incômodo. Fonte: VIX*

Outras Notícias:

Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
22 de Junho de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
20 de Junho de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
20 de Junho de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: G1
20 de Junho de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
19 de Junho de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Como está o estado de conservação das ruas e estradas de Camaçari na sua opinião?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida