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Você já acorda cansado? Veja 6 coisas que podem estar causando o problema

Escrito por: Sites da Web - Ciência e Saúde - 13 de Abril de 2018

Quem nunca pelo menos uma vez, não teve dificuldade para dormir, não é mesmo? Seja por aquela ansiedade para algum evento no dia seguinte, ou até mesmo por talvez você estar pensando naquela pessoa especial.

Bom, uma noite que você não consegue dormir, pode ter muito mais coisas por trás do que você imagina. Uma falta regular de sono nos faz sentir exaustos logo após acordar. Além disso tudo ainda é um dos principais motivos pelo ganho de peso.

Uma boa noite de sono é melhor do que qualquer remédio. Dormir pouco pode causar aumento de peso e estresse e ainda elevar o risco de algumas doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

A falta de sono pode gerar uma série de alterações no organismo, como disse o endocrinologista Alfredo Halpern. A secreção de alguns hormônios está relacionada ao sono, e quando há privação de descanso, ocorrem mudanças que contribuem para o acúmulo de gordura corporal e podem causar estresse e dores no corpo.

Bom, nós do Ultra Curioso, trouxemos para vocês alguns motivos que podem te fazer acordar cansado:

1 - Temperatura inadequada

É natural que a temperatura do nosso corpo caia meio grau quando estamos dormindo. Assim que pegamos no sono, nosso relógio biológico faz os vasos sanguíneos em nossas mãos, rosto e pés se dilatarem para perder o calor.

Quando está muito frio, é normal termos dificuldade para dormir, pois nossos corpos não conseguem perder calor, o que pode causar inquietação.

2 - Barulho
Quando estamos com sono, mesmo quando começamos a adormecer, nosso cérebro ainda continua ativo. Por isso, ruídos ou desconfortos pequenos podem nos incomodar.

3 - Alimentos

Talvez esse seja o tópico mais comum dessa lista. É de conhecimento popular que podemos ter problemas para dormir se consumirmos alimentos e bebidas estimulantes, como: café e energético.

Alimentos que contém muito carboidratos iniciam uma cadeia de reações que faz com que sintamos sono. Quando são digeridos, os carboidratos liberam insulina, que ajudam o triptofano a entrar no cérebro. Ali, ele se transforma em serotonina, que provoca sono.

4 - Cabeça cheia

Quando vamos nos deitas, nossa mente fica como um livro aberto. Podemos começar a pensar praticamente qualquer coisa nesse momento. O estresse é um inimigo natural do sono, e quando você está nesse estágio, você não consegue relaxar por completo para dormir.

5 - Rotina irregular

Todas as pessoas possuem uma relógio biológico que nos informa quando estamos cansado. Ele nos ajuda a manter em ordem as milhares de células presente em nossos corpos. O principal sincronizador para o nosso relógio biológico é a luz. Nossos olhos reagem à luz e ao escuro mesmo quando nossas pálpebras estão fechadas.

6 - Posição para dormir

Dormir em uma posição "desconfortável", seja quando você está sozinho ou com seu parceiro(a), fazer isso agride o seu corpo, resultando em falta de descanso. O mais aconselhável seja uma posição que você se sinta mais confortável e tente não mudar até você adormecer.

 

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