Bem vindo, Camaçari, 15 de Outubro de 2018

10 alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Escrito por: Pesquisa Web - Ciência e Saúde - 13 de Junho de 2018

Quem nunca ingeriu um alimento sem conhecer sua procedência ou sem saber quais são seus componentes? Quantas vezes compramos produtos sem lermos – ou até mesmo compreendermos – o que diz o rótulo?

Trazemos do supermercado alimentos que nem imaginávamos que pudessem nos fazer mal e, muitas vezes, caímos na ilusão de que estamos mantendo um hábito saudável, o que nem sempre é verdade.

Por esse motivo, a nutricionista Pâmela Terra elencou uma série de alimentos que ela “não gosta e não indica” e explicou, com muito bom humor, os motivos pelos quais eles não são benéficos à saúde.

Confira:
1. Gelatina
Muito presente nas nossas sobremesas, a gelatina não é a melhor opção para quem deseja manter uma alimentação totalmente saudável. Segundo Pâmela, trata-se apenas de “vísceras e resto de animais coloridos artificialmente”, além de conter uma quantidade abundante de açúcar ou adoçante. Melhor deixá-la de lado, não é mesmo?!

2. Bolachas de água e sal e maisena
Algumas pessoas preferem substituir o pão por bolachas de água e sal ou maisena numa tentativa de perder alguns quilinhos. Mas não se engane: Pâmela alerta que essa substituição não funciona. Essas bolachas são fontes riquíssimas de gorduras que não fazem bem ao nosso organismo.

3. Leite em pó
Usado por muitos que acreditam ser uma opção mais saudável que o leite de caixinha, o leite em pó é, na verdade, resultado de um árduo processo químico até que ele chegue à forma desejada. Por isso, a nutricionista diz que a melhor opção seria consumir o leite direto do produtor, mesmo.

4. Sucrilhos
Ideal para um café da manhã rápido, certo? Errado! Pâmela descreve o cereal como “flocos de milho transgênico coberto com todos os açúcares conhecidos”. Pior ainda quando são coloridos artificialmente!

5. Adoçantes artificiais
Há quem diga que é melhor usar o adoçante em vez do açúcar, mas é válido analisar direitinho esse boato. Há estudos que indicam uma propensão da sucralose, um dos adoçantes sintéticos existentes no mercado, em aumentar os níveis de açúcar no sangue em 14% e, os de insulina, em 20% (1).

6. Sucos de caixinha
De acordo com Pâmela, os sucos de caixinha que compramos do mercado contêm mais açúcar que a fruta propriamente dita. É bem mais indicado fazermos nosso próprio sucoem casa, utilizando as frutas direto do cesto. Além de saudável, é bem mais gostoso! Alguém duvida?

7. Águas saborizadas
Muito populares nos mercados em suas mais diversas marcas, as águas saborizadas não passam de refrigerantes disfarçados, segundo Pâmela. Trata-se apenas de água com conservantes, aromatizantes, adoçantes artificiais… tudo o que deveríamos evitar!

8. Peito de peru
Pâmela alerta: não compensa trocar mortadela ou presunto por peito de peru! Além de mais caro, é um produto lotado de nitritos e nitratos (que são cancerígenos!) e um nível exagerado de sódio.

9. Margarina
A margarina também não é uma boa opção para diminuir o consumo de manteiga. É um alimento lotado de gordura que traz danos ao organismo. A nutricionista explica que seus componentes podem, inclusive, contribuir para o entupimento das artérias.

10. Barrinhas de proteína
Muito consumidas por trazerem mais praticidade na hora de se alimentar, as barras de proteína, segundo Pâmela, “são lotadas de xarope”. Também são repletas de componentes contraindicados em grande quantidade, como açúcar e gordura. É melhor evitar a ingestão dessas barras sem necessidade, ok?

Alternativas favoráveis para nossa alimentação são, sim, sempre bem-vindas, desde que saibamos escolher os produtos com confiança em sua procedência. Não é uma tarefa muito fácil, mas que tal algumas dicas de como se alimentar de forma mais nutritiva e saudável?

Fonte: Dicas de Mulher*

 

 

Outras Notícias:

Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
15 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
11 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
11 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
11 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: EBC
10 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
10 de Outubro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Como está o estado de conservação das ruas e estradas de Camaçari na sua opinião?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida