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EAD tem dado oportunidades aos brasileiros de transformar carreiras e vidas

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EAD tem dado oportunidades aos brasileiros de transformar carreiras e vidas

Por: CN com Assessoria de Comunicação

Existe um grupo que não para de crescer no Brasil: os estudantes que optam por fazer cursos à distância, seja em nível de graduação ou de pós-graduação, seja em cursos livres. Segundo o Censo da Educação Superior de 2016 do Ministério da Educação (MEC), o número de matrículas em cursos de graduação à distância aproxima-se de 1,5 milhão, o que corresponde a 18,6% dos 8,04 milhões de universitários no país.

Somam-se a esse contingente cerca de 2,9 milhões de alunos dos cursos livres corporativos e não corporativos, conforme contabilizou o censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Uma década atrás, a educação à distância (EAD) respondia por apenas 4% dos graduandos brasileiros e os cursos presenciais concentravam 95,8% das matrículas. Apenas em um ano, de 2015 para 2016, a educação à distância assistiu ao aumento de 7,2% das matrículas, ao passo que a educação presencial teve queda.

O MEC projeta que em cinco anos a educação à distância deverá responder por metade das matrículas na educação superior brasileira. Como as matrículas nos cursos oferecem horários flexíveis, os brasileiros estão tendo mais oportunidades de transformação, não só em suas carreiras, mas também na sua vida pessoal. “A educação à distância está atendendo pessoas que buscam todo tipo de objetivo: quem quer um diploma, quem quer se aperfeiçoar profissionalmente e quem tem motivações pessoais para estudar”, afirma Anderson Braga, sócio mantenedor do CETTPS, instituição referência no ensino em Camaçari, que é Polo Estácio EAD na cidade.

Outros fatores ajudam a compreender a explosão da educação à distância no Brasil: da diversidade da oferta à flexibilidade da tecnologia e das metodologias dos cursos, passando pela mensalidade que “cabe no bolso”. Tem também a diminuição do preconceito quanto à qualidade dos cursos. Ao contrário do que muitos acreditam, a legislação estabelece que os diplomas de EAD possuam o mesmo valor dos diplomas dos cursos presenciais.

Em 2007, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou uma análise do desempenho dos dois grupos no Enade, os alunos à distância se saíram melhor em sete das 13 áreas comparadas. Mas flexibilidade da tecnologia e das metodologias dos cursos à distância não significa, necessariamente, uma rotina de estudos leve. “Pelo contrário. O sucesso do aluno vai depender essencialmente de organização e disciplina no acompanhamento das aulas e vídeo aulas”, conclui Anderson. O CETTPS, que é Polo EAD Estácio, oferece matrículas constantes para cursos à distância. Para saber mais, basta acessar www.cettps.com.br.

 

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