Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Automobilismo

/

Fórmula 1 pode ter treino classificatório mais dinâmico já na temporada 2016

Automobilismo

Fórmula 1 pode ter treino classificatório mais dinâmico já na temporada 2016

Por: Sites da Web

O grupo de trabalho da Fórmula 1, que vem se reunindo nestes primeiros meses de 2016 para discutir mudanças para o próximo ano, chegaram a um decisão que promete agitar os treinos classificatórios já neste ano. A decisão, no entanto, ainda precisa ser aprovada pela FIA em um encontro marcado para março. O novo formato lembra o modo “elimination” (eliminação) de alguns jogos de videogames, em que os pilotos mais lentos vão sendo eliminados em um determinado período de tempo. A medida visa deixar a classificação mais dinâmica, “obrigando” os pilotos a darem o máximo a todo momento e não só quando ao final do treino. O treino inteiro (com intervalos entre o Q1,Q2 e Q3) ainda teria uma hora de duração, mas funcionaria da seguinte forma.


Q1
- A primeira etapa do treino teria duração de 16 minutos
- Com sete minutos de Q1, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q1.


- Com sete pilotos fora ao final do Q1, 15 prosseguem para o Q2
Q2

- A segunda etapa do treino teria duração de 15 minutos
- Com seis minutos de Q2, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q2.


- Com sete pilotos eliminados ao final do Q2, oito prosseguem para o Q3
Q3
- A terceira etapa do treino teria 14 minutos
- Com cinco minutos de Q3, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q3.


- Sobrariam dois pilotos no último 1m30s para disputar a pole
Falta ver se a medida será ou não aprovada, mas um coisa é certa: esse modo daria um agito maior na classificação, principalmente aquelas em que o piloto sai, faz um tempo apenas bom o bastante para prosseguir para a próxima etapa e, depois, fica nos boxes esperando.

 

Relacionados