Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Automobilismo

/

Ford vai lançar novo Fusion Sport com sistema que detecta buracos na pista

Automobilismo

Ford vai lançar novo Fusion Sport com sistema que detecta buracos na pista

Por CN com Assessoria de Comunicação

Novo Fusion V6 Sport terá motor de 330 cv

A Ford vai lançar no segundo semestre no mercado norte-americano a nova linha 2017 do Fusion que traz a versão Sport com motor V6 EcoBoost de 330 cv. Além da potência e visual esportivo, esse modelo também terá outra grande novidade: um avançado sistema de detecção de buracos na via controlado por computador.

Esse sistema visa a ampliar as condições de dirigibilidade, evitando danos causados à suspensão por erosões na pista. Será o primeiro carro da Ford a vir de série com o chamado sistema CCD (“continuously controlled damping”), de controle contínuo dos amortecedores.

Para aproveitar todo o potencial dos 330 cv do motor EcoBoost V6 2.7 e responder  rápido aos comandos do motorista, com uma direção mais esportiva, a suspensão é ajustada ao toque de um botão para o modo “sport”, que aumenta o grau de amortecimento. No modo “normal”, ela favorece o conforto no dia a dia.

Como funciona

O sistema é composto por 12 sensores de alta resolução que fazem a leitura da pista para detectar buracos à frente. Esses dados são analisados pelo computador de bordo, que ajusta os amortecedores a cada 2 milissegundos – mais rápido que um piscar de olhos – para responder a cada situação. Desse modo, impede que a roda caia no fundo do buraco e reduz o seu impacto na outra borda. Ao mesmo tempo, ele envia um sinal à suspensão traseira, que assim consegue responder à mesma situação ainda mais rápido.

“Às vezes é impossível fugir dos buracos, uma causa comum de desconforto e danos na suspensão. O Fusion V6 Sport será o primeiro da categoria no mercado norte-americano a oferecer essa tecnologia avançada de suspensão, que impede a roda de cair de forma brusca nos buracos”, diz Jason Michener, especialista em amortecimento continuamente controlado da Ford. O sistema foi testado e aperfeiçoado no Campo de Provas de Romeo, nos Estados Unidos, em um extenso trabalho que envolveu incontáveis buracos para refinamento do software. Para o motorista do novo Fusion Sport V6, isso se traduz em um carro empolgante nas curvas e com rodagem suave.

Relacionados

VER TODOS