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<b>Ford aponta tendência de compra virtual nas próximas décadas</b>

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Ford aponta tendência de compra virtual nas próximas décadas

Por: CN com Assessoria de Comunicação

A Ford estuda as tendências de hábitos de compra de veículos nas próximas décadas utilizando tecnologias virtuais. As pesquisas de realidade aumentada e hologramas visam a desenvolver um sistema que permitirá ao consumidor decidir-se por um modelo realizando virtualmente todas as fases do processo de aquisição do veículo, incluindo o test-drive.

O maior incentivo na venda de um automóvel, depois do preço, é o apelo puramente emocional e o test-drive, como "primeiro encontro", pode ter um peso grande na decisão do comprador. Com a realidade virtual, ele poderá testar diferentes modelos onde e quando quiser e ter uma visão mais clara do que deseja antes de ir a uma loja. Nessa experiência, poderá até sentir o "cheiro" de novo do seu carro preferido.

Com essa tecnologia, quem quiser comprar um utilitário esportivo, por exemplo, poderá fazer um test-drive nas dunas do deserto ou na praia sem sair do conforto de casa. "Da mesma forma, quem estiver procurando um carro urbano, poderá testá-lo em casa confortavelmente, de pijama, depois de colocar as crianças na cama, simulando o horário de pico do trânsito,"  afirma Jeffrey Nowak, chefe de Experiência Digital Global da Ford. 

Compra personalizada
Hoje, os clientes que fazem compras online já conseguem ver, antes de comprar, se roupas ou óculos novos lhes caem bem, e até como ficaria um carro novo na frente da sua casa. No entanto, ter muitas opções de compra também pode deixar os consumidores confusos. "Com a internet, os nossos estudos indicam que os consumidores encontram uma infinidade de opções que mudam a sua postura de fidelidade às marcas", ressalta Sheryl Connely, gerente global de Futuro e Tendências da Ford.

Nessa visão, os produtos e serviços estão se adaptando a uma sociedade em que, em vez de comprar, a prioridade é experimentar. "Nós vislumbramos o dia em que o consumidor poderá escolher o modelo de seu interesse – desde a cor até o acabamento interno –, a hora e local para fazer a simulação. Então, esse cenário poderá ser recriado de maneira personalizada", explica Nowak. "Realmente, não há limites para o nível de detalhes. As possibilidades são infinitas."

A Ford já usa extensamente a realidade virtual na área de design. No Estúdio de Design da empresa em Colônia, na Alemanha, os designers contam com o estado da arte da tecnologia para experimentar um veículo sem precisar de um protótipo físico. Assim, conseguem aprimorar o acabamento de modo mais rápido e eficiente e confirmar a posição dos controles, do painel e dos bancos.

"As pessoas decidem em três minutos se gostam ou não de um produto e o mesmo acontece com os carros", diz Amko Leenarts, líder das operações globais de design de interior da Ford. "No momento que você entra, você forma conexões com o cheiro, com o toque das superfícies ou o som da porta fechando. É muito gratificante para nós, como designers, ajudar a criar uma experiência perfeita para o cliente."

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