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Ford começa a produzir o monstro Mustang Shelby GT350 V8

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Ford começa a produzir o monstro Mustang Shelby GT350 V8

Por: Carplace


Já saem da linha de montagem as primeiras unidades do Shelby GT350, nova geração do modelo que deu início à fama do Mustang nas pistas de todo o mundo. Debaixo do capô está nada menos do que o motor aspirado mais potente já produzido pela Ford.

Estamos falando do propulsor V8 de 5,2 litros que gera 543 cavalos de potência e mais de 40 kgfm de torque. Para se ter uma ideia do que representa esta versão para a montadora, Bill Ford, presidente do Conselho da Ford, esteve presente em evento realizado na fábrica de Flat Rock, nos EUA, e disse: “levamos a fórmula do GT350 ao patamar mais alto de inovação, estilo e desempenho. Hoje, essa lenda continua.”

Toda a mística e exclusividade do carro será preservada com a produção limitada em apenas 100 unidades, tanto do Shelby GT350 como do Ford GT350 e serão vendidos como ano-modelo 2015. A letra R dessa versão significa que o carro já vem preparado para as pistas, com desempenho capaz de satisfazer os pilotos de final de semana, uma prática bem comum nos Estados Unidos.

Além do pacote aerodinâmico especial, que inclui difusores, as primeiras rodas de fibra de carbono em um veículo de série e aerofólio do mesmo material, o Shelby GT350R traz suspensão adaptativa, molas, barra de torção, buchas e juntas com calibração específica para as pistas. No acabamento interno, as “firulas” foram eliminadas, ou seja, foi o que não é essencial para o desempenho do carro foi retirado, incluindo ar-condicionado, som, bancos traseiros ou estepe. Para atender quem não abre mão desses itens (um consumidor comum) é que existe a versão Shelby GT350.

O novo V8 5.2 é não só o motor naturalmente aspirado mais potente da Ford em todos os tempos, mas também o mais eficiente em termos de potência específica. Sem turbo ou sobrealimentação, ele gera 103 cv por litro. É também o motor de giro mais alto da história Ford – com zona vermelha em 8.250 rpm. Diferentemente dos V8 tradicionais, também tem um virabrequim de perfil plano, tipicamente encontrado em superesportivos e carros de corrida.

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