Bem vindo, Camaçari, 13 de Novembro de 2018

Usuário do transporte público reclama de integração; STT responde

Escrito por: Camaçari Notícias - Camaçari - 08 de Novembro de 2018

Nesta quarta-feira (07), um leitor entrou em contato com a nossa redação para reclamar da integração aberta no transporte público que entrou em vigor na última segunda-feira (05) em Camaçari. De acordo com o ele, a segunda passagem estava sendo cobrada, mesmo dentro do prazo estabelecido de 1h e que vários estudantes estavam passando pela mesma situação.

O leitor informou que pegou o primeiro ônibus na Gleba C e ao pegar o segundo, 35 minutos depois, teve o valor da segunda passagem debitado do seu Camaçari Card. Ele afirmou que não havia fiscalização nos pontos para checar a efetividade da integração e que não tinha conseguido entrar em contato com a Ouvidoria da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), bem como não conseguiu informações com o posto do Camaçari Card e com os cobradores dos ônibus.

Entramos em contato com a assessoria da STT, que nos enviou a seguinte nota:

Em resposta à informação encaminhada sobre supostas reclamações de “usuários” do transporte público, a STT se manifesta da seguinte forma:

- O prazo de 1 hora para integração ficou definido entre as operadoras do transporte público coletivo da sede (Viação Cidade Industrial - VCI e COOASTAC), após diversas reuniões para implantação deste novo sistema e se mantém válido. Todo e qualquer cidadão cliente do transporte público em questão que tiver seu direito ao benefício da integração, poderá, de imediato, comunicar à Ouvidoria da STT, através do telefone: 3622-7788, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h ou fora destes dias e horários, através do 118, que irá registrar o fato ocorrido e encaminhar a denúncia para o setor responsável. De forma complementar como se trata a violação de direito do consumidor, também caberá ao cliente que se sentir prejudicado, adotar as providências observando o Código de Defesa do Consumidor.

- A STT não escala Agentes de Fiscalização em pontos para o acompanhamento da integração aberta, por razão do processo ser totalmente eletrônico. A STT orienta os clientes do transporte público coletivo a fazerem o registro do horário de validação do cartão Camaçari Card e o seu desembarque para a integração, bem como da linha. São com essas informações aliadas à denúncia oferecida pelo munícipe que o órgão adotará as providências para apuração do fato e a responsabilização em caso de comprovada transgressão.

- Quanto ao funcionamento da Ouvidoria, conforme já dito anteriormente, esta possui dia e horário específico para o pronto-atendimento. Porém, o cidadão que se sentir prejudicado, tem outros canais para efetivar a sua denúncia. São oferecidos outros canais para interação entre o cliente e a STT, seja através do e-mail: [email protected] ou da Ouvidoria geral do município, pelo telefone 3621-6865. Todas as denúncias oferecidas tem o prazo máximo de 15 dias para serem respondidas. Lembrando que a Ouvidoria da STT também funciona em caráter presencial.

 

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