Bem vindo, Camaçari, 17 de Outubro de 2017

Saiba tudo sobre os preparativos e serviços para a Lavagem do Bonfim

Escrito por: Camaçari Notícias - Salvador - 08 de Janeiro de 2017


Esquema especial para a tradicional festa já teve início e só termina após a lavagem

Um esquema especial foi montado pela Prefeitura para atender turistas e baianos que vão participar da tradicional Lavagem do Bonfim, que ocorre na próxima quinta-feira (12) e integra o calendário oficial de eventos da Capital Oficial do Verão. Os serviços disponibilizados para a festa religiosa envolvem ordenamento do trânsito, limpeza urbana e instalação de sanitários públicos. Além disso, haverá fiscalização de propaganda irregular, combate ao trabalho infantil, alterações nas linhas de transporte que servem à Cidade Baixa e ações de infraestrutura, além da proteção do patrimônio público e apoio à segurança.

Ocorrendo, tradicionalmente, na segunda quinta-feira após a realização da Festa de Reis, na Lapinha, a Lavagem do Bonfim é precedida de um cortejo de fiéis e uma infinidade de grupos culturais. A caminhada chega a reunir cerca de um milhão de pessoas percorrendo pouco mais de oito quilômetros entre o Comércio e a Basílica Sagrada, na Cidade Baixa. A celebração remonta ao século XVIII, sempre tingindo de branco as ruas do antigo centro financeiro, na região portuária da capital baiana. Um grupo de baianas realiza a lavagem das escadarias da igreja e abençoa os fiéis com água de cheiro e folhas sagradas. O prefeito ACM Neto estará novamente presente.

Programação - Com o lema "Ele está no meio de nós", a festa em honra ao Senhor Bom Jesus do Bonfim tem início uma semana antes da tradicional lavagem das escadarias da Basílica Santuário, com a Novena Preparatória, que começou no dia 5 de janeiro e segue até as 19h do dia 14 (sábado). No dia da festa, a programação tem início com a Caminhada da Conceição da Praia, no Comércio.

Às 9h, o Adro da Basílica do Bonfim abrigará um show de músicas religiosas, como preparação do público para a cerimônia religiosa. Ao meio-dia, os membros da Irmandade Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim realizam a tradicional acolhida às baianas e a entrega das vassouras para a Lavagem do Adro. Depois da lavagem, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim será exposta próxima à porta principal da Basílica, para veneração pública, até 18h.

Fiscalização e ordenamento - Na véspera da festa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sucom) realizará uma vistoria em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Guarda Municipal para coibir publicidade não autorizada e ocupações irregulares. O patrocínio oficial do evento é da cervejaria Skol e prevê apenas a exibição dessa marca durante a Lavagem do Bonfim. Não haverá, entretanto, restrição comercial à venda de outras bebidas. Balões, banners, blimps e faixas publicitárias serão retirados durante a ação, que contará com um efetivo de 20 pessoas.

Além do trabalho junto à Sucom, a Semop terá 60 agentes fiscalizando irregularidades no circuito da festa e ordenando o comércio informal, que contará com cerca de 500 vendedores. O credenciamento ocorre exclusivamente pela internet, no site www.ambulante.salvador.ba.gov.br, a partir desta segunda (09). O licenciamento será realizado na terça (10 e quarta (11), na sede da Semop, na Rua 28 de Setembro, na Baixa dos Sapateiros.

Para o licenciamento será obedecida a ordem de senha a ser disponibilizada pelo site. Todos receberão coletes de identificação e coolers térmicos com capacidade de acondicionamento para até 80 latas de bebidas. As ações visam coibir a venda de alimentos em espetos, bebidas artesanais como "capeta" e "príncipe maluco", assim como aquelas acondicionadas em recipientes de vidro. Todo material utilizado pelos ambulantes deverá ser descartável. Também não será permitida a comercialização de produtos em carros-de-mão, fogareiros e churrasqueiras.

Além disso, a Diretoria de Iluminação Pública, ligado à Semop, instalou 120 projetores de 400 watts nas seguintes localidades ao longo do circuito: Praça Dendezeiros, Baixa do Bonfim, Colina Sagrada e nos acessos da festa.

Limpeza e infraestrutura - Com seis equipes atuando desde o início do mês na região do Bonfim, a Limpurb realiza pintura de meio-fio, roçagem de áreas verdes, sacheamento das calçadas e capinação de encostas. A partir de segunda-feira (9), o órgão inicia a colocação de sanitários químicos e banheiros climatizados, do tipo contêiner, em todo o perímetro da festa. Os serviços são realizados no percurso e nos acessos por onde passará o cortejo.

A Secretaria de Manutenção (Seman), por sua vez, atua na recuperação e desobstrução do sistema de microdrenagem em diversos pontos da região do Bonfim, com assentamento de tampões e grelhas de sarjeta, limpeza de caixas e de rede, de calhas e canaletas, recuperação de estruturas, além da recomposição de alguns pavimentos em pedra portuguesa. É executado ainda o serviço de podas das árvores na Avenida Dendezeiros e no Largo do Bonfim. A ação foi iniciada na Igreja da Conceição da Praia e estendida até a Colina Sagrada. As podas serão realizadas até o dia da festa na região do Monte Serrat.

Buscando dar maior segurança ao circuito do cortejo, é realizada ainda a recuperação de toda a malha asfáltica da região, por meio da Operação Tapa-Buraco. Os serviços são executados no Caminho de Areia, nas ruas Henrique Dias, Rio São Francisco, Travasso de Fora, Dr. Edmundo Bittencourt e Travessa do Gama, no Bonfim, no Largo da Madragoa, na Ribeira, na Rua Rio Jacuípe, em Monte Serrat, e no Largo do Bonfim.

Além disso, a Seman atua ainda com os serviços de limpeza e pintura dos abrigos de ônibus, manutenção preventiva nas praças do circuito, a exemplo de Irmã Dulce, Mares e Bonfim, reforma de passeios e pintura geral dos equipamentos públicos da região. Durante os festejos, a Seman manterá equipes no local, realizando ações emergenciais a fim de garantir segurança e comodidade às pessoas.

Saúde e acolhimento - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá atividades nos festejos do Bonfim entre 10h e 22h de quinta-feira. Estarão à disposição da população, neste período, um módulo de atendimento instalado na Colina Sagrada, ao lado da igreja; duas Ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), sendo uma unidade básica e uma avançada; três médicos, sendo dois no módulo fixo e outro na ambulância; dois enfermeiros; dois técnicos de enfermagem; um agente de limpeza; e dois atendentes.

Com objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes durante a festa e evitar situações de vulnerabilidade e risco social, como o trabalho infantil, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai instalar espaços de convivências para crianças e adolescentes durante a Lavagem do Bonfim, a exemplo do que acontece no Carnaval. Crianças e adolescentes identificados em situação de vulnerabilidade e risco social serão encaminhadas para o espaço instalado no Abrigo D. Pedro I, localizado na Avenida Luiz Tarquínio, 18, na Boa Viagem, com funcionamento das 8h às 20h.

No local, que terá capacidade para acolhimento de 30 crianças e adolescentes, serão ofertadas cinco refeições diárias e cuidados com a higiene pessoal. Todos os acolhimentos serão efetuados mediante a abordagem do educador e ou representante dos órgãos de proteção e defesa da criança e do adolescente, salvo em situações excepcionais onde o trabalho infantil possa ser confirmado.

Trânsito - Para facilitar o acesso dos fiéis e foliões durante festa, a Transalvador promoverá diversas alterações no trânsito da região. Entre 1h e 22h de quinta-feira (12), o estacionamento e a circulação de veículos, exceto os que participarão do c, serão proibidos na Avenida Lafayette Coutinho, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Rua da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cairu.

Haverá restrição ainda na Rua da Conceição da Praia, proibição de estacionamento na Praça Visconde de Cairu, ruas da Bélgica e Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Avenida Dendezeiros, Rua Luiz Régis Pacheco, do lado direito, a partir da confluência com a Rua Vinte e Seis de Dezembro, em direção final de linha do Uruguai, e na confluência com a Rua Couceiros de Abreu em direção aos Mares e a Rua Boa Vista (lado direito na direção Rua Resende Costa).

A partir das 6h de quinta-feira, será implantado sentido duplo de tráfego na Avenida Oscar Pontes, no trecho compreendido entre a Rua Estado de Israel e no acesso ao Ferryboat. No mesmo período, o tráfego de veículos será interditado na Praça Visconde de Cairu, nas ruas da Bélgica, Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Avenida Dendezeiros. A liberação das vias ocorre de forma progressiva à passagem do cortejo.

A partir do mesmo horário passará a ter sentido único de tráfego os seguintes trechos da Rua Luiz Régis Pacheco: confluência com a Rua Vinte e Seis de Dezembro em direção final de linha do Uruguai, e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, em direção aos Mares, Rua Boa Vista, em direção à Rua Resende Costa. Segundo o órgão, só será permitida nas vias do percurso do cortejo a circulação de veículos com capacidade de até uma tonelada.

Mais mudanças - Serão realizadas ainda alterações no tráfego de veículos no bairro do Bonfim e em vias adjacentes, como a proibição da circulação e do estacionamento de veículos na Avenida Bonfim (na altura da Rua Augusto Mendonça), Rua Imperatriz (na altura da Avenida Bonfim), Avenida Salvador (na altura da Rua Duarte da Costa), Rua Duarte da Costa (na altura da Avenida Salvador), Rua Guilherme Marback (na altura da Rua Otávio Barreto), Rua Otávio Barreto (na altura da Rua Guilherme Marback), Rua Visconde de Pedra Branca/Travasso de Fora (na altura da Rua Henrique Dias), Rua Desembargador Ferreira Espinheira (na altura da Rua Otávio Barreto), Ladeira do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias e Rua Plínio de Lima, nos seguintes dias e horários: no dia 12 de janeiro, das 8h às 4h; nos dias 13 e 14, das 18h às 4h; e no dia 15, das 17h às 4h.

A Transalvador implantará sentido único de tráfego também nas ruas Augusto Mendonça e Polidoro Bittencourt, no sentido Dendezeiros/Boa Viagem, Visconde de Caravelas, a partir do Largo do Papagaio, e Henrique Dias, no sentido Ribeira/Largo de Roma. De 8h do dia 12 até 4h do dia 15, será proibida a circulação e o estacionamento de veículos - inclusive carroças, cavalos e bicicletas - nas praças Senhor do Bonfim, Teodósio Rodrigues de Farias e Euzébio de Matos, além das ruas Porto da Lenha, Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim e Rua Travasso do Meio.

Carga e descarga - Operações de carga e descarga poderão ocorrer até as 6h do dia 12. Já nos dias 13,14 e 15, o período definido é das 8h às 14h. Os veículos destinados aos serviços públicos - trânsito e transporte, bombeiros, ambulâncias e polícias -, além de prioridades, gozarão de acesso livre e estacionamento quando devidamente identificados e comprovação de que estão em serviço. Os demais veículos só terão acesso ao perímetro das festividades mediante autorização do órgão, desde que as condições de segurança das vias permitam. O tráfego voltará à normalidade tão logo a Limpurb conclua os serviços de limpeza nos locais.

 

Outras Notícias:

Salvador
Escrito por: Camaçari Notícias
17 de Outubro de 2017
 Veja Mais
Salvador
Escrito por: Camaçari Notícias
16 de Outubro de 2017
 Veja Mais
Salvador
Escrito por: Pesquisa Web
13 de Outubro de 2017
 Veja Mais
Salvador
Escrito por: Camaçari Notícias / Ascom
13 de Outubro de 2017
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Qual sua opinião sobre a manutenção da iluminação pública na gestão de Elinaldo?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida