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Ford antecipa inscrições para a Ford Fund Lab durante Campus Party Bahia

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Ford antecipa inscrições para a Ford Fund Lab durante Campus Party Bahia

Por: CN com Assessoria de Comunicação

Durante a Campus Party Bahia (CPBA), que acontece de 9 a 13 de agosto em Salvador, empreendedores de startups focados em mobilidade poderão antecipar suas inscrições para o programa Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, fruto da parceria entre a Artemisia e o Ford Fund, braço filantrópico da Ford.

A proposta é identificar e selecionar negócios de impacto social inovadores, focados em mobilidade, para um processo de aceleração de curto prazo – cinco semanas -, com base na metodologia exclusiva da Artemisia, que é pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A abertura nacional das inscrições será no dia 21 de agosto, porém, participantes da CPBA poderão se inscrever antecipadamente através do link: bit.ly/FordFundLab.

Camaçari, na Bahia, abriga o Complexo Industrial Ford Nordeste e também a sede do Centro de Desenvolvimento do Produto da América do Sul, um dos oito da Ford no mundo. Por isso, foi uma iniciativa natural antecipar as inscrições para os participantes desta edição do evento. "A Campus Party é um dos maiores festivais de tecnologia, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital do mundo, o ambiente perfeito para Ford Fund e Artemisia terem contato com soluções que podem integrar o programa de fomento a negócios de impacto social", afirma Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford.

O objetivo da parceria é construir a base para o desenvolvimento de negócios de impacto social em mobilidade e transporte no Brasil, com foco principalmente na população de baixa renda – que compõe a maior parte dos brasileiros – e sua dificuldade de acesso a itens essenciais como escolas, hospitais, bancos e até oportunidades de emprego. Isso se dará por meio de  duas ações: o Ford Fund Lab e Tese de Impacto Social em Mobilidade.

O Ford Fund Lab irá identificar e selecionar até 20 negócios em estágio de validação de produto/serviço - com protótipo desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas -, que participarão de dois workshops presenciais exclusivos e webinares temáticos, tendo por base a metodologia exclusiva da Artemisia e o diagnóstico de necessidades da turma de empreendedores selecionados. Os inscritos passarão por um processo de seleção com 3 fases eliminatórias: i) Análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; ii) Entrevista com negócios mais alinhados; e iii) Seleção final do comitê.

Já a Tese de Impacto, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2018, reunirá informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda e levantará as oportunidades de negócios que atendam a esses desafios, com potencial para crescer e impactar milhões de pessoas.

"Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda", explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais da população de baixa renda. De acordo com a Artemisia, as principais características desse tipo de negócio são: foco na base da pirâmide (desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda); intencionalidade (que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridas por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos a acionistas.

 

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