Bem vindo, Camaçari, 19 de Outubro de 2018

Nutricionista sertaneja elabora receitas que dão a força do homem nordestino

Escrito por: Camaçari Notícias - Bahia - 18 de Janeiro de 2018

A nutricionista Marilla Alencar moradora do município de Ibititá no centro-norte baiano, nasceu e cresceu em meio a fauna e a flora da caatinga e conhece de perto a alimentação e a força do homem e da mulher nordestina. 

Desde de criança ela sabe que milhares de conterrâneos retiraram do sertão devido a seca e em busca de novas oportunidades, moram hoje em grandes cidades longe do seio familiar e a cada dia que passa, ficam mais distantes dos alimentos tradicionais. 

E por isso ela exemplificou neste trabalho alguns pratos típicos da alimentação nordestina, que são responsáveis pela força do homem sertanejo, para que eles, mesmo morando em São Paulo, Brasília, Mato Grosso ou em outra cidade, possam se alimentar como estivesse em casa.

Marilla lembra que a culinária nordestina é uma das mais ricas em cores, sabores e aromas. "Entre os pratos mais comuns, destaco o cuscuz que é um alimento forte e saudável podendo ser uma ótima opção para consumir no desjejum (café da manhã) e a noite. Este é rico em carboidratos onde vai fornecer energia, é rico em vitamina A que ajuda na pele, visão, rico em complexo B, betacaroteno que é um antioxidante, rico em minerais como selêncio, maganês, acido fólico e rico em fibras que dará uma maior saciedade". Ressaltando apenas o cuidado na escolha do acompanhamento.

O cardápio nordestino é composto por pratos como moquecas, mandioca, tapioca, arroz carreteiro, baião a dois, buchada, sarapatel, mocotó, feijoada, escondidinho de carne seca, carne de sol, carne de bode, feijão tropeiro, entre outros...

Como na maioria dos pratos da região o teor de gordura é elevado, é necessário ter o controle na quantidade de consumo para não exagerar. Uma dica é mudar a forma de preparo de alguns pratos, substituindo ingredientes que terão mais benefícios e são mais saudáveis.

Sendo que em tudo, é só ter o equilíbrio e a moderação nas quantidades, podem saborear as delicias nordestinas em qualquer lugar, afirma a nutricionista. 

Dica de uma receita: Farofa de milho 

Pode ser acompanhamento de diversos pratos. 

Porção para 10 pessoas.

Ingredientes: 

500 g de farinha de milho flocada;

½ kg de carne moída;

10 unidades de ovos;

½ xícara de coentro picado;

½ xícara de cebola picada;

½ xícara de pimentão picado;

½ xícara de salsa picada;

01 xícara de tomate picado;

02 dentes de alho;

01 colher de chá de pimenta do reino;

02 colheres de sopa de corante

Sal a gosto. 

Modo de preparo:

Em uma panela conzinha a carne moída com todos os temperos (alho, coentro, cebola, pimentão, salsa, alho machucado, pimenta do reino e o corante), deixar no fogo por uns 20 minutos.

Em uma vasilha molha a farinha de milho flocada com água. Deixar em um ponto que esteja úmida e adiciona pitada de sal. Em seguida colaca em um cuscuzeiro para cozinhar por uns 10 minutos.

Conzinha os ovos e reserve.

Em outra vasilha coloca a farinha de milho cozinhada com a carne moída, os tomates e os ovos. Mistura tudo e esta pronta para servir.  

 

Facebook: Marilla Cunha Alencar

IG: Marillaalencar

Outras Notícias:

Bahia
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
18 de Outubro de 2018
 Veja Mais
Bahia
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
17 de Outubro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Como está o estado de conservação das ruas e estradas de Camaçari na sua opinião?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida