Bem vindo, Camaçari, 28 de Maio de 2017

POLOCOMUNIDADE

Escrito por: Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic - Polocomunidade - 30 de Novembro de 2015

POLO COMUNIDADE

(Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic)

 

 

POLO DE CIDADANIA OFERECEU SERVIÇOS E LAZER À COMUNIDADE

 

 

 

 

 

A oitava edição do Polo de Cidadania foi realizada em novembro, nas instalações da Casa do Trabalho, em Camaçari. Mais uma vez, o evento foi direcionado para toda a família, com uma programação de lazer, cultura e serviço para todas as idades.  Coordenada pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), o evento foi realizado em parceria com o Sesi, Cidade do Saber e Prefeitura de Camaçari.

 

"O Polo de Cidadania possibilita à população de Camaçari e Dias d'Ávila um dia de serviços gratuitos, com vistas à qualidade de vida e saúde", afirma Adriana Reis, gerente de Responsabilidade Social do Sesi. Ela explica que nesta 8ª edição, foram oferecidos vários serviços para o evento,: "Um dos destaques foi a carreta do SAC, para emissão gratuita de carteiras de identidade e também de segunda via. Tivemos ainda outros serviços, nas áreas de saúde, alimentação, estética facial, atividades infantis e de palco”.

 

O público girou em torno de 1.600 pessoas, para um total de aproximadamente 4.800 atendimentos. Além  de sorteios de brindes e uma grade de shows e atrações artísticas,o Sesi incluiu na programação algumas novidades como aulas de zumba, oficinas de alimentação, massoterapia, ginástica e laboral.

O Polo de Cidadania é patrocinado pela Braskem, Petrobras Fafen, Monsanto, BSC, Basf, Ultracargo, Continental, Deten, Elekeiroz, Cristal, Cetrel e Bahiagas. A Ford participou com o dontomóvel.

 SIMULADO NA COMUNIDADE

 

 

 

Previsto no Plano de Emergência da Comunidade (PEC),  mais um exercício simulado nas comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari aconteceu no dia 18 de novembro, das 09h30min às 10h30min, no bairro do Parque Florestal, em Camaçari.

As ações foram coordenadas pela Defesa Civil de Camaçari, com o apoio Cofic e do Nudec – Núcleo de Defesa Comunitária, este ultimo formado por voluntários da comunidade, residentes em bairros localizados no entorno do Complexo Industrial. O primeiro simulado dentro da programa do PEC prevista para este ano foi realizado no último dia 4, no bairro da Concórdia, em Dias D´Ávila.

 

 

Os preparativos para os dois simulados, tanto o de Dias D´Ávila, quanto o que foi realizado em Camçari  incluíram reuniões com prefeitos, secretários municipais e vereadores das duas cidades, além de encontros com representantes das comunidades envolvidas e instituições parceiras com Samu, STT, Polícia Militar, Bombeiros, dentre outras. A novidade deste ano foi que os alunos e professores das escolas existentes nos bairros envolvidos também participam da simulação.

 

 

 

 

SIMULADO GERAL NO POLO

 

 

Também em novembro,  foi realizado o 18o. exercício simulado de evasão geral do Polo Industrial de Camaçari.

Coordenado pelo Cofic, o treinamento ocorreu sem aviso prévio, como já vem acontecendo há oito anos, com o envolvimento de 60 empresas e aproximadamente 18 mil trabalhadores.

 

O objetivo foi testar e aprimorar, cada ainda mais, os sistemas coletivos de segurança do Complexo Industrial.

 

 

REVISTA POLO

 

A oitava edição da Revista Polo já estácirculando. A publicação traz reportagem de capa sobre a liderança da Cristal no mercado de pigmentos. Aborda também, em reportagem especial, os desafios e  esforço de superação que uniram alemães e baianos na implantação do Complexo Acrílico da Basf.

 

Ainda na linha da diversificação industrial no Polo, mostra a trajetória da empresa catarinense de cerâmicas Eliane, marca consolidada no mercado nacional, com fábrica instalada em área de influência do Complexo Industrial, no município de Camaçari. E mais: destaca a experiência bem sucedida de diálogo entre o Polo e as comunidades vizinhas, através do Conselho Comunitário Consultivo.

 

 

PRÊMIO DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO

 

O evento de premiação das escolas públicas de Camaçari e Dias D´Ávila, finalistas do Prêmio de Incentivo à Educação, que se destacaram na implementação de seus projetos,  no dia 19 último, no Teatro da Cidade do Saber.

 

 O prêmio é uma iniciativa das empresas do Polo de Camaçari, através do Cofic, com o apoio das secretarias de educação dos dois municípios. O objetivo é contribuir para a aprendizagem de crianças e jovens, que cursam desde a educação infantil até o 9º.  ano do ensino fundamental, em três dimensões da língua portuguesa: leitura, oralidade e escrita.

 

As escolas finalistas foram: Normélio Moura, Florêncio Borges, Madre Diamantina, José da Conceição, Cristo Rei e Maria Santiago - Dias d'Ávila; Cosme de Farias, Maria José de Matos  e Monteiro Lobato -  Camaçari. As escolas que se destacaram serão anunciadas durante o evento de premiação.

Entre as finalistas, destacaram-se: Monteiro Lobato e Maria José de Matos, em Camaçari; Cristo Rei e Florêncio Borges, em Dias D´Ávila.

 

MONTORAMENTO POR CÂMERAS

 

O Polo de Camaçari e acessos ao seu parque industrial nas comunidades vizinhas estão sendo monitorados 24 horas por dia, através do recém-instalado Sistema de Monitoramento por Câmeras – CFTV.

O monitoramento é feito por 31 câmeras instaladas em locais estratégicos, controladas por policiais militares, a partir da base operacional instalada no 12º. Batalhão de Camaçari.

 

PARABÉNS CAMAÇARI

 

 

As empresas do Polo e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic parabenizam a Cidade de Camaçari pela seus 257 anos de emancipação.

Camaçari é o município-sede do maior Complexo Industrial integrado do Hemisfério Sul, com mais de 100 empresas em operação, gerando cerca de 45 mil empregos diretos e  indiretos.

O Polo gera uma receita anual de aproximadamente R$ 1 bilhão em ICMS para o Estado da Bahia, respondendo por 20% do PIB baiano e por mais de 90% da receita tributária de Camaçari.

Graças à sua vocação industrial, Camaçari se destaca cada vez mais no cenário nacional. As empresas do polo sentem orgulho de fazer parte dessa trajetória de sucesso do município. Portanto,  mais uma vez  parabéns Camaçari.

 

ECO PARQUE SAUÍPE RECEBEVISITA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA

 

Estimular a conscientização para a conservação do meio ambiente e as boas práticas de sustentabilidade foram os conceitos repassados a 25 estudantes com deficiência e seus pais, na visita que fizeram ao Eco Parque Sauípe, localizado a 77 km de Salvador. O grupo, composto por crianças e jovens com idade entre 7 e 23 anos, integra o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Prefeitura de Mata de São João.

 

Durante a visita, os estudantes conheceram o Programa de Educação Ambiental do Instituto, que visa contribuir para a educação de jovens e moradores das comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari, beneficiando, principalmente, as cidades de Camaçari, Dias D’Ávila e Mata de São João.

 

“Desde 2009, recebemos diversos grupos com necessidades especiais, que, por meio da sensibilização, descobriram o sentido da educação ambiental”, explica Álvaro Oyama, diretor executivo do Instituto Fábrica de Florestas. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (71) 8117-3656 ou pelo e-mail: pea@fabricadeflorestas.org.br.  O Eco Parque Sauípe  é mantido pelo Instituto Fábrica de Floresta, com patrocínio da Braskem e Cetrel – Odebrecht Ambiental e Cofic.

 

NOTAS

 

Ø  Escolas visitam empresas e projetos do Polo

O Cofic deu continuidade, este mês, às visitas de escolas de Camaçari às empresas e projetos do Polo, como parte do Ver de Dentro. Na última  etapa da programação participaram as escolas Cleusa Moreira Cosme de Farias, Madre Diamantina Marina Tavares. As visitas incluíram o Memorial do Polo.

 

Ø  Palestras orientam estudantes

 

Oprograma Construindo o Futuro viabilizou palestras de profissionais das empresas do Polo de Camaçari nas escolas públicas visando orientar os estudantes para as carreiras técnicas. A programação de novembro incluiu  palestras da Petrobrás na Escola São Thomaz de Cantuária, em Camaçari, e da Deten no Colégio Anfrísia Santiago, em Dias d'Ávila.

 

Ø  Primeiros Socorros para Nudec

 

O Cofic realizoucurso de Reciclagem de Primeiros para os integrantes do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec). Este foi o último curso do ano previsto no programa de treinamento que mobilizou os voluntários de Camaçari e Dias d'Ávila que participam do Nudec. Depois do curso, acontece a confraternização do grupo em dezembro, no CTA.

 

 

 

Outras Notícias:

Polocomunidade
Escrito por: Camaçari Notícias / Ascom
23 de Fevereiro de 2017
 Veja Mais
Polocomunidade
Escrito por: Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic
17 de Novembro de 2016
 Veja Mais
Polocomunidade
Escrito por: Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic
12 de Novembro de 2016
 Veja Mais
Polocomunidade
Escrito por: Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic
09 de Novembro de 2016
 Veja Mais
Polocomunidade
Escrito por: Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic
04 de Novembro de 2016
 Veja Mais
Polocomunidade
Escrito por: Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic
29 de Outubro de 2016
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Qual sua opinião sobre a atual onda de multas de trânsito em Camaçari

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida