Bem vindo, Camaçari, 19 de Setembro de 2018

Quinoa: 7 bons motivos para consumir e receitas deliciosas para testar

Escrito por: Sites da Web - Dicas da Gisa - 06 de Abril de 2018

A quinoa (ou quinua) é uma cereal que ganha cada vez mais destaque entre as pessoas que prezam por uma alimentação saudável.

Renata Faria Amorim, nutricionista da All Clinik (RJ), explica que sua principal propriedade – o que a difere dos outros cereais – é ser rica em proteínas de alto valor biológico. “Ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais que são aqueles que não produzimos no nosso corpo”, diz.

Saiba mais sobre este superalimento e reúna motivos e ideias para incluir a quinoa no seu prato!

7 benefícios da quinoa
Renata destaca que a quinoa é um alimento que apresenta elevado valor nutritivo. Confira abaixo quais são os principais benefícios que ela oferece para a saúde:

1. Fonte de fibras: a nutricionista explica que, por ser fonte de fibras alimentares, a quinoa auxilia na função intestinal e também favorece o emagrecimento, pois promove mais saciedade.

2. Alto teor de proteínas: Renata conta que a quinoa possui elevado teor de proteínas, ajudando a atingir o aporte proteico em dietas vegetarianas e é interessante também para praticantes de atividade física que necessitam de uma grande quantidade deste.

3. Fonte de vitaminas do complexo B: a nutricionista ressalta que, por ser fonte de vitaminas do complexo B, o cereal contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso.

4. Aliada da saúde: a quinoa também é rica em minerais (magnésio, cobre, zinco, ferro), contribuindo assim para a saúde como um todo.

5. Sem glúten: a quinoa é muito utilizada para substituir a farinha de trigo em receitas sem glúten. É, assim, uma boa aliada para celíacos ou intolerantes.

6. Fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico: além de evitar os picos de insulina, isso significa que a quinoa traz saciedade e ajuda a emagrecer.

7. Versátil: além de não conter glúten, a quinoa destaca-se por ser bastante versátil. Tem sabor bem suave, praticamente neutro, podendo então ser incluída tanto em receitas salgadas como doces. Pode ser usada no lugar de raízes (como, por exemplo, batata, mandioca, etc.) ou do arroz; pode ainda ser ingrediente em saladas, entre outras opções.

Com tantos benefícios, vale a pena incluir a quinoa em sua alimentação!

Diferentes formas de consumir a quinoa
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como comprar e consumir a quinoa. Confira abaixo as principais orientações:
• Quinoa em grãos: Renata explica que a quinoa em grãos precisa de cozimento e pode ser consumida quente ou fria. É possível cozinhar em água e depois temperá-la para o preparo de, por exemplo, uma salada ou fazê-la da mesma maneira que o arroz e, assim, acompanhar uma preparação quente. “Pode ser utilizada em sopas e também como base de algumas preparações como quibes e bolinhos assados”, diz.

• Flocos de quinoa: não precisam de cozimento. “Podem ser utilizados para acompanhar frutas, acrescentar em iogurtes, sucos, shakes e também em preparações como tortas salgadas”, destaca a especialista.

• Farinha de quinoa: também não precisa de cozimento para ser consumida. “Assim como os flocos de quinoa, pode ser consumida com frutas, iogurtes e shakes. Pode ser utilizada na elaboração de pães e biscoitos com objetivo de melhorar o teor de proteínas e diminuir o índice glicêmico”, explica a nutricionista.

Para saber como incluir da melhor maneira a quinoa em sua alimentação, a orientação principal é consultar um nutricionista. O profissional indicará quantidades adequadas e também as melhores formas de consumir a quinoa levando em conta as particularidades da sua dieta. Fonte: Dicas de Mulher*


 

Outras Notícias:

Dicas da Gisa
Escrito por: Pesquisa Web
18 de Setembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: Camaçari Notícias
16 de Setembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: Ibahia
16 de Setembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: Pesquisa Web
14 de Setembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: Pesquisa Web
13 de Setembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
12 de Setembro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Como está o estado de conservação das ruas e estradas de Camaçari na sua opinião?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida