Bem vindo, Camaçari, 15 de Dezembro de 2018

Eis as 4 DSTs que são transmitidas só de beijar na boca

Escrito por: Pesquisa Web - Dicas da Gisa - 18 de Setembro de 2018

Beijar na boca é uma delícia, mas também pode ser a porta de entrada para a disseminação de vírus e bactérias que prejudicam a saúde. Antes de sair beijando por ai, é preciso estar ciente que muitas doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis, podem ser transmitidas dessa maneira.

Beijo pode transmitir DSTs
Mesmo que o contágio de algumas DSTs sejam mais frequentes pelo contato sexual, muitas delas podem ser transmitidas por fluidos corporais através do beijo, embora especialistas médicos afirmem que a saliva não é tão favorável para disseminar doenças quanto o sangue ou o sêmen.

Para que a contaminação aconteça por meio do beijo geralmente é necessário a presença de feridas abertas ou cortes na boca da pessoa que recebe a infecção. No caso de vírus como o HPV, por exemplo, se o indivíduo tiver lesões ou verrugas na cavidade oral a transmissão acontece, mas é rara. Veja quais são as quatro DSTs que podem ser adquiridas com beijo na boca:

Herpes
Provavelmente é a DST mais comum que pode ser contraída durante o beijo. Essa infecção viral altamente contagiosa é transmitida por contato na pele ou exposição dos tecidos da mucosa. Ter feriadas na boca ou nos lábios aumentam ainda mais os riscos de contrair herpes.

Uma vez infectado, o indivíduo pode permanecer anos sem manifestar a doença. E mesmo não sabendo que tem herpes, ainda pode transmiti-la. A maioria das feridas e bolhas causadas por este vírus são bem fáceis de detectar. Antes de beijar uma pessoa com essas características, não hesite em perguntar.

Hepatite B
A hepatite B é outra doença sexualmente transmissível que pode passar de uma pessoa para outra pela saliva ou feridas abertas na boca. Desta forma, beijos quentes e brincadeiras sexuais estão entre as formas de contrair a doença. Já existe vacina que pode ser tomada para prevenir a hepatite B: quando não é tratada, ela pode causar sérios danos ao fígado.

Gonorreia orofaríngea
Este tipo de gonorreia, conhecida como orofaríngea, tem indícios que parecem uma amigdalite, como garganta inchada, vermelhidão e dificuldades em engolir. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae pode ser transmitida pelo sexo vaginal, anal e sexo oral – neste caso, ficando alojada na garganta ou na mucosa da boca sem nenhum sintoma aparente. Esta doença pode evoluir para a parte frontal da boca e passada de uma pessoa para outra pelo beijo.

Sífilis
Não é nada comum ser contaminado pela sífilis através do beijo, mas essa possibilidade não deve ser descartada. Uma pessoa infectada com feridas ou cortes abertos na boca pode transmitir a sífilis para outra. Os primeiros sintomas da sífilis incluem machucados visíveis ao redor dos genitais e da boca, além de erupções cutâneas e inchaço nos gânglios linfáticos.

Prevenção de DSTs
Medidas simples garantem a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, como usar camisinha inclusive na prática do sexo oral. O consumo de álcool e drogas antes do sexo podem levar a um comportamento de risco.

Compartilhar itens de higiene pessoal, como toalhas, lâminas de barbear e escovas de dentes também podem transmitir DSTs. E fique atento: se detectar qualquer sintoma destas doenças no corpo e na boca do parceiro ou parceira, não prossiga com o sexo. Ou com o beijo.

Além disso, faça com regularidade o exame de sorologia, que detecta este tipo de doença. Informações do VIX*

 

Outras Notícias:

Dicas da Gisa
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
14 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: Pesquisa Web
14 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: Pesquisa Web
14 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
13 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: Ibahia
12 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Dicas da Gisa
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
12 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida