Bem vindo, Camaçari, 14 de Agosto de 2018

YouTube Go chega ao Brasil e permite baixar vídeos para ver offline

Escrito por: Pesquisa Web - Tecnologia - 01 de Fevereiro de 2018

Baixar vídeos do YouTube no celular para poder assistir a eles sem gastar o pacote de dados já era algo possível de se fazer com algumas gambiarras. Mas agora, o Google anunciou o lançamento de um novo aplicativo do YouTube que permite fazer isso de modo bem mais simples. O novo app recebeu o nome de YouTube Go, e já havia sido lançado na Índia.

Ele funciona de maneira idêntica ao aplicativo original. No entanto, ao lado de cada vídeo há um botão por meio do qual é possível baixá-lo para assistir depois. A única exceção a isso são vídeos de música, que podem ser vistos, mas não baixados, pelo app. É possível escolher a resolução na qual o vídeo será baixado, o que pode ajudar quem tem menos espaço no celular.

Na parte inferior do app, há uma barra que permite alternar o modo de navegação. Clicando de um lado, o app mostra os vídeos do YouTube como de costume; clicando do outro lado, ele mostra apenas os vídeos já baixados no celular do usuário. O YouTube Go também permite que os usuários compartilhem os vídeos baixados em seus aparelhos com outras pessoas via Bluetooth.

Além dessa novidade, o app também tem outras otimizações que o tornam mais adequado para celulares com configurações mais modestas ou conexões intermitentes. Ele também ocupa menos espaço do que o aplicativo tradicional do YouTube, mas fora isso é exatamente igual e tem todos os recursos do outro app.

Compartilhamento
Vídeos baixados ou compartilhados pelo Youtube Go também trarão publicidade junto. O tipo de publicidade, no entanto, depende da qualidade da conexão e do espaço disponível no celular do usuário no momento em que ele faz o download. Caso haja pouco sinal e pouco espaço, por exemplo, o vídeo virá apenas com banners, que são mais leves.

Segundo Cauã Taborda, o gerente de comunicação do YouTube no Brasil, o app já estava disponível em outros países como Índia e Indonésia. O feedback dos usuários desses países ajudou a empresa a melhorar o app, e a versão que foi lançada hoje já traz essas melhorias. Entre elas estão a possibilidade de compartilhar vários vídeos com várias pessoas ao mesmo tempo, e a opção de escolher baixar os vídeos em resoluções maiores.

Nesses outros mercados, o aplicativo encontrou uma série de utilizações interessantes. Na Indonésia, por exemplo, o app foi usado por comunidades de mulheres para criar playlists de vídeos com dicas financeiras, que elas compartilham entre si, segundo a empresa. Na Nigéria, um professor de escola primária também usou o aplicativo para compartilhar lições de matemática com seus alunos, também de acordo com comunicados da empresa.

Facilidade de acesso
A ideia do lançamento do app, segundo Marcella Campos, diretora de marketing do YouTube no Brasil, é ajudar a tornar o conteúdo do YouTube mais acessível para uma parcela maior de seus usuários brasileiros. De acordo com ela, 86% da população brasileira já assiste a vídeos online; delas 84% usam o celular para isso. Pode parecer estranho que a empresa escolha lançar um app separado do YouTube que permitisse baixar vídeos, em vez de incluir esse recurso no próprio app. Segundo Taborda, o motivo para isso é técnico: "quando você faz um app com a complexidade do YouTube e quer incluir um recurso novo, às vezes acaba sendo mais fácil criar outro app do zero", diz.

Na hora de criar esse novo app, de acordo com ele, o YouTube levou em consideração alguns princípios. Ele foi pensado a partir da necessidade dos usuários (e não, supostamente, das vontades da empresa), com foco em assistir e compartilhar vídeos offline, mas mantendo todos os recursos do app principal. Ainda assim, segundo Taborda, usuários podem preferir manter os dois apps em seus dispositivos, já que alguns recursos, como o sistema de comentários, são mais simples de se usar no YouTube "tradicional".

O YouTube Go será liberado aos poucos para download neste link na Play Store. Por enquanto, segundo a empresa, não há nenhuma previsão de lançar o aplicativo para dispositivos iOS. Fonte: Olhar Digital*

Outras Notícias:

Tecnologia
Escrito por: Pesquisa Web
14 de Agosto de 2018
 Veja Mais
Tecnologia
Escrito por: Pesquisa Web
13 de Agosto de 2018
 Veja Mais
Tecnologia
Escrito por: Pesquisa Web
11 de Agosto de 2018
 Veja Mais
Tecnologia
Escrito por: Pesquisa Web
10 de Agosto de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Como está o estado de conservação das ruas e estradas de Camaçari na sua opinião?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]icias.com.br

Navegação Rápida