Bem vindo, Camaçari, 17 de Outubro de 2017

Feriado prolongado tem previsão de tempo quente e chuvoso

Escrito por: Secom - Meio Ambiente - 08 de Dezembro de 2016

Nos próximos dias, incluindo o dia de Nossa Senhora da Conceição (8) e o fim de semana, as condições do tempo na Bahia não devem ter mudanças significativas. A instabilidade causada pelos elevados índices de umidade do ar, vindos da região amazônica, continua favorecendo a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuvas em algumas áreas, sobretudo na faixa centro sul e oeste do estado.

As altas temperaturas previstas para esse período, com máximas de até 37°C (típicas dessa época do ano), também devem contribuir para intensificar as chuvas, principalmente, nas regiões oeste, São Francisco e sudoeste, onde não se descarta a possibilidade de trovoadas em algumas localidades.

No sul da Bahia, o tempo continua chuvoso, influenciado pela umidade vinda do Oceano Atlântico. Mesmo com essa condição de tempo chuvoso, as temperaturas ainda vão se manter elevadas, com máximas podendo chegar aos 32°C, o que aumenta as chances de intensificar as chuvas em algumas áreas.

Por outro lado, no norte e nordeste da Bahia, a massa de ar quente e seco ainda é o sistema predominante, mantendo o céu com poucas nuvens e sem chuvas em, praticamente, toda a área dessas regiões. Além de deixar o tempo seco, a atuação dessa massa de ar reflete nas temperaturas, mantendo-as elevadas em todo o período, com máximas podendo chegar aos 37°C.

Chapada e Recôncavo

Para as regiões do Recôncavo e Chapada Diamantina, onde essa massa de ar atua com menos intensidade, o tempo quente - somado à umidade vinda do Oceano Atlântico e da região amazônica - mantém o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas. Com temperaturas máximas podendo chegar aos 34°C, não está descartada a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, principalmente na Chapada Diamantina.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a umidade vinda do Oceano Atlântico contribui para deixar o céu parcialmente nublado a claro. Mesmo assim, as temperaturas elevadas, com valores oscilando entre mínimas de 22°C e máximas de 32°C, podem contribuir para a ocorrência de chuvas fracas, sobretudo durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Maré e radiação

Para o período entre quinta-feira (8) e domingo (11), a maré deve atingir a altura máxima no entre 23h e 2h do dia seguinte e entre 11h e 14h, com valores variando de 1,6 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 5h e 8h e entre 17h e 20h, com valores variando de 0,1 a 0,8 metro. As ondas devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

No mês de dezembro, com a aproximação verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Nessa estação há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, aumento nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Entre quinta (8) e domingo (11), eles devem variar de 12 e 14. Estes índices estão classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.
 

Outras Notícias:

Meio Ambiente
Escrito por: Camaçari Notícias
13 de Outubro de 2017
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Camaçari Notícias / Ascom
10 de Outubro de 2017
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Camaçari Notícias
07 de Outubro de 2017
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: Pesquisa Web
27 de Setembro de 2017
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: G1
26 de Setembro de 2017
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Qual sua opinião sobre a manutenção da iluminação pública na gestão de Elinaldo?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida