Bem vindo, Camaçari, 14 de Dezembro de 2018

Bahia Sem Fogo capacita brigadistas voluntários em mais de 40 cidades baianas

Escrito por: Camaçari Notícias/Secom - Meio Ambiente - 03 de Agosto de 2018

Cerca de 1,2 mil brigadistas voluntários de combate a incêndio florestal vão passar por capacitação oferecida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec/Defesa Civil), por meio do Programa Bahia Sem Fogo, com apoio das prefeituras municipais.

Os cursos serão realizados em mais de 40 cidades baianas, entre os meses de agosto e setembro, por quatro equipes multidisciplinares, com duração de uma semana por turma. Desde segunda (30) e até esta sexta-feira (3), as equipes percorrem os municípios de Seabra, Brejolândia, Palmeiras e Antônio Gonçalves. Já de 6 a 10 de agosto, as equipes estarão em Iraquara, Baianópolis, Bonito e Pindobaçu.

Durante a formação, os brigadistas voluntários aprendem sobre legislação, prevenção, técnicas de combate a incêndio florestal, organização de brigadas e primeiros socorros, com ênfase a suporte básico de vida. Dessa forma, eles são capacitados e certificados, podendo dar resposta a princípios de incêndios florestais e orientar a sociedade para casos de acidentes.

Com aulas teóricas e práticas, o curso é voltado aos cidadãos interessados, os voluntários, que geralmente são os primeiros a chegar aos locais de incêndios florestais. Com a capacitação, os voluntários podem realizar o combate inicial, que é importante para evitar a propagação das chamas.

O Bahia sem Fogo é coordenado pela Sema e integra o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, instituído pelo Decreto nº 11.559, de 1º de junho de 2009). O programa tem como objetivo coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações. Atua na prevenção às queimadas, promovendo cursos para formação de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção e sensibilização.

Outras Notícias:

Meio Ambiente
Escrito por: Camaçari Notícias
10 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
10 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: EBC
24 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
20 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Meio Ambiente
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
07 de Novembro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida