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BASF selecionará projetos socioculturais e esportivos para patrocínio com incentivo fiscal

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BASF selecionará projetos socioculturais e esportivos para patrocínio com incentivo fiscal

Empresa fará aporte de até R$ 400 mil em projetos

Por CN com Assessoria de Comunicação

A BASF, por meio das leis federais de incentivo, está selecionando projetos culturais, esportivos, sociais e ambientais para patrocínio. As iniciativas selecionadas serão implementadas nos municípios onde a companhia tem unidades produtivas - Camaçari e Dias d´Ávila (BA), Guaratinguetá, Indaiatuba, Jacareí, São Bernardo do Campo, São Paulo e Santo Antônio de Posse (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE) - ou em localidades onde a empresa possua relacionamentos estratégicos, por exemplo, com clientes locais.

Os proponentes interessados devem cadastrar seus projetos no Banco de Incentivados da Prosas (BIP) entre os dias 01 e 10 de novembro. Podem participar desta seleção iniciativas de pessoas físicas ou pessoas jurídicas - com ou sem fins lucrativos -, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de Fundos do Idoso, desde que estejam aprovados pelos respectivos órgãos municipais, estaduais e federais, e com toda a documentação liberada para receber os patrocínios.

Além disso, os projetos também precisam contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), com foco em: 

  • Empregabilidade: impactar positivamente as pessoas por meio da qualificação de mão-de-obra, geração de oportunidades de trabalho e renda ou estratégias semelhantes. Oficinas, cursos, capacitação para elaboração de projetos, orientações para o mercado de trabalho cultural e esportivo, para aprendizados que podem impactar e proporcionar oportunidades são alguns dos exemplos;
  • Educação Científica: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação científica, ambiental, tecnológica, em engenharia e matemática (STEM);
  • Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais e da Biodiversidade: projetos que visam a realização ou apoio a atividades de educação ambiental, proteção aos recursos naturais e à biodiversidade, como a realização de exposições e mostras elaboradas com uso de materiais recicláveis, livros, filmes e outras manifestações culturais que contribuam para a conscientização ambiental e a valorização da biodiversidade. 

Outro critério determinante para a escolha das iniciativas é o impacto causado por elas na promoção e valorização da diversidade, prioritariamente a grupos socialmente minoritários, como mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência, comunidade LGBTI+ e pessoas acima de 60 anos. 

Para Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF, essas ações conectam a estratégia da empresa com as necessidades das comunidades, que têm acesso aos projetos selecionados de forma gratuita e em suas localidades. Dessa forma, a empresa se posiciona com geradora de valor também para a comunidade, ao exercer sua cidadania corporativa. 

"Promover impacto positivo por meio de projetos culturais, sociais e esportivos faz parte da estratégia de engajamento social da empresa.  Temos identificado oportunidade de conectar diversos segmentos da sociedade, gerando valor para todos", explica Ivânia Palmeira.

Em 2021, mais de 2,5 milhão de pessoas foram impactadas por projetos e iniciativas de engajamento social da BASF na América do Sul, incluindo ações de voluntariado e de combate à COVID-19, como doação de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade, álcool em gel, produtos de higiene e limpeza. Por meio das leis de incentivo fiscal, a empresa patrocinou 38 projetos (33 no Brasil, 4 no Chile e 1 na Argentina). 

Parceria BASF e PROSAS

A BASF realizou uma parceria com o Banco de Incentivados da Prosas, plataforma de captação de recursos para viabilizar a seleção de projetos com impacto social. A startup promove o fomento do empreendedorismo social apoiando a busca por patrocinadores para projetos aprovados na Lei Rouanet, Lei do Esporte, Infância e Adolescência ou Fundo do Idoso.

"O Banco de Incentivados da Prosas (BIP) foi criado para facilitar o contato entre os projetos sociais aprovados em leis federais de incentivo e as empresas financiadoras, sem qualquer cobrança de comissão dos projetos sociais incentivados. Portanto, todos proponentes que atenderem ao convite da nossa parceira BASF e se cadastrarem no BIP estarão automaticamente inscritos em nosso banco e visíveis para todos investidores sociais da nossa rede. Assim, um único cadastro poderá gerar inúmeras oportunidades", explica Thiago Alvim, diretor executivo na Prosas.

Serviço:

O cadastro de projetos no BIP é gratuito e deve ser realizado no período de 01 a 10 de novembro pela página do Banco de Incentivados da Prosas.

Os projetos já cadastrados no BIP serão considerados neste processo de seleção e não necessitam fazer novo cadastro.

O resultado do processo seletivo será divulgado até 10 de dezembro, no website da BASF e pela plataforma Prosas, conforme a categoria e linha de apoio inscrita.

Dúvidas sobre a inscrição dos projetos no BIP  deverão ser encaminhadas pelo e-mail contato@prosas.com.br e sustentabilidade@basf.com.

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