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Supermercados empregam IA para personalizar experiências e aumentar lealdade dos clientes
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Duas tecnologias específicas já chamaram a atenção dos grandes varejistas da região.
Por Camaçari Notícias
Movendo-se da média para a personalização, os negócios estão acolhendo o uso de Inteligências Artificiais (IA) em detrimento de investimentos baseados em projeções amplas. A atenção está voltada para a individualidade de cada cliente e consumidor. Supermercados na Bahia estão alinhados com essa tendência e considerando o emprego de IA para modernização e aumento de vendas. Duas tecnologias específicas já chamaram a atenção dos grandes varejistas da região.
A primeira é o sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou CRM. Com esse sistema, cada compra feita por um cliente registrado em um clube de fidelidade do supermercado é rastreada e registrada em um histórico. A IA, então, analisa o perfil dessas compras para gerar ofertas personalizadas.
"Isso resulta na fidelização do cliente, incentivando-o a comprar mais e a retornar à loja. Ao mesmo tempo, os supermercados começam a oferecer produtos e serviços que se alinham com o perfil desse consumidor", destaca Mauro Rocha, superintendente da Associação Baiana de Supermercados (Abase).
Outra tecnologia que Rocha cita utiliza IA para analisar imagens de câmeras distribuídas pela loja, identificando as áreas mais frequentadas pelos clientes. "Se os dados indicam que uma área específica, como a seção de carnes, por exemplo, está sendo visitada com frequência, isso representa uma oportunidade para potencializar as vendas nessa área", explica.
Rocha afirma que as grandes redes de supermercados da Bahia, como Hiperideal, Rede Mix e Atakarejo, estão aplicando ou avaliando a implementação dessas tecnologias. João Cláudio Andrade Nunes, diretor comercial e co-fundador da Rede Mix, confirma que está considerando a adoção desses sistemas em suas lojas.
Nunes acredita que as IA serão um elemento-chave para o futuro do varejo. "Com a IA, o varejo será capaz de tomar decisões mais precisas. Quem não reconhecer essa necessidade acabará ficando para trás", prevê.
As discussões sobre a incorporação de IA nos modelos de negócios dos supermercados se intensificarão no Centro de Convenções de Salvador, durante a Super Bahia, a maior feira de varejo de alimentos do Norte-Nordeste. A 12ª edição do evento pretende abordar como as novas tecnologias podem beneficiar pequenos negócios.
O uso da tecnologia nos supermercados intensificou-se durante a pandemia devido ao aumento da demanda online. Antes da pandemia, as vendas online representavam até 3% do faturamento anual dos supermercados. Durante o isolamento social, esse número atingiu 10% e, surpreendentemente, manteve-se estável após a pandemia.
Rocha destaca que para atender a demanda do e-commerce, os mercados têm investido mais em tecnologia de ponta. "A tecnologia não é barata. A venda online exige um controle exato do estoque e precificação adequada. Não é fácil, mas é crucial para fidelizar o cliente".
Os supermercados brasileiros faturaram R$ 695,7 bilhões em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A Abase estima que cerca de 10% desse valor seja relativo à contribuição da Bahia para um cenário que Rocha classifica como positivo.
Ele espera que a participação da Bahia no faturamento nacional permaneça semelhante em 2023, com a possibilidade de um aumento de 2%, alcançando 12%, o que representaria um faturamento de R$ 75 a R$ 80 bilhões para o estado.
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, Rocha acredita que os supermercados têm prosperado. "Nós servimos à população, não tivemos problemas de abastecimento e, obviamente, houve um aumento da demanda porque as pessoas estavam ficando em casa e fazendo a maioria das compras online".
Rocha conclui que o desafio do setor é se adaptar às novas tecnologias. "Os varejistas precisam se aliar a essas novas tecnologias e modernizar suas lojas para atender cada vez melhor o consumidor, pois a concorrência está aumentando. Quem se manter atualizado com essas novas tendências e perfis de consumo do cliente, vai fidelizar o consumidor e obter melhores resultados". Com informações do Jornal Correio*
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