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Jovem é bolsista na Miami Ad School, no Rio de Janeiro
Por: Sheila Barretto
(Foto: Rayana Azevedo)
A jovem designer gráfica camaçariense, Eduarda Nieto, de 23 anos, desenvolveu uma fonte tipográfica a partir de fotos de solas de sapatos de centenas de mulheres de todo o Brasil, a maioria lésbicas. O resultado foi a denominada Sola Type, que está sendo disponibilizada gratuitamente neste link. O projeto ganhou grande repercussão em diversos canais de design e rendeu um prêmio a sua idealizadora.
De acordo com o site ABC Design, a ideia nasceu de um projeto sobre tipografia oculta com o propósito de reforçar narrativas sobre a visibilidade lésbica. Com a campanha #minhasoladeixamarcas, mulheres de todos os cantos do Brasil foram convidadas a enviar fotos de seus sapatos para a criação da tipografia. Foram enviadas cerca de 300 fotos.
Eduarda editou cada uma das imagens, vetorizou e depois transformou o material em fonte. O trabalho teve a duração de nove meses, resultando em “uma grande pegada: uma forma real de materializar a visibilidade lésbica e a criatividade, celebrando a existência e o amor”, como relata a artista no texto de apresentação da tipografia.
“No meu trabalho, no ambiente acadêmico e como artista visual, sempre dou um jeito de trabalhar a visibilidade lésbica, tema que me atravessa. Achei que não encontraria nada mais sapatão do que sapato, gostei da ideia também das pegadas deixadas por essas mulheres e resolvi procurar a tipografia em solas”, contou Eduarda, em entrevista ao site Universa.
O projeto Sola Type acabou dando frutos e atualmente a jovem, que é bolsista na Miami Ad School, no Rio de Janeiro, foi para Londres para receber uma premiação, além de fazer um curso que ganhou por causa do projeto.
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