Ciência e Saúde

Baixa libido pode ser doença que nada tem a ver com sexo

Escrito por Pesquisa Web em 26 de Fevereiro de 2018
[Baixa libido pode ser doença que nada tem a ver com sexo]

Cansaço excessivo, cotidiano agitado, estresse, chegada da menopausa e até falta de vitamina D são algumas das possíveis diversas causas da diminuição do desejo sexual. Mas saiba que uma condição física que não tem qualquer relação com o sexo também pode ser responsável pela baixa libido: a doença celíaca.

Doença celíaca pode diminuir o apetite sexual
Além de problemas digestivos, acúmulo de gases, inchaço e fadiga, a doença celíaca, caracterizada pela intolerância ao glúten, pode influenciar na libido e na satisfação sexual em geral, descobriu um estudo realizado pelo Departamento de Gastroenterologia da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália.

De acordo com a pesquisa, existe uma correlação direta entre a doença celíaca não tratada e um desejo sexual reduzido. O trabalho científico revelou que adultos com doença celíaca não tratada apresentaram uma frequência muito menor de relações sexuais e relataram menos satisfação com suas vidas íntimas. No entanto, o mesmo levantamento observou que, depois de seguir uma dieta sem glúten, os participantes experimentaram um significativo aumento na libido.

Alguns dos sintomas comuns da doença celíaca incluem gases, inchaço, depressão e fadiga, o que naturalmente já seriam capazes de reduzir a vontade de fazer sexo. Mas além dos fatores sensoriais, a ligação entre a condição e um menor apetite sexual tem uma razão hormonal. Isso porque a doença celíaca, quando não tratada, resulta em má absorção de nutrientes e, segundo médicos, essas deficiências levam a anormalidades hormonais que, consequentemente, afetam o desejo e o desempenho sexual.

Fonte: VIX*

Compartilhe!