Ciência e Saúde

Áudio falso sobre doença no WhatsApp está aterrorizando o Brasil

Escrito por Pesquisa Web em 12 de Abril de 2018
[Áudio falso sobre doença no WhatsApp está aterrorizando o Brasil]

Nos últimos dias têm circulado no WhatsApp um áudio que alerta sobre mortes causadas pelo vírus "H2N3" (variação do influenza A H1N1) e que a OMS não quer que seja divulgado para a população não se alarmar. No entanto, as informações são falsas.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os únicos vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus.

De acordo com o órgão, o Brasil possui uma rede de unidades sentinelas para vigilância da influenza, distribuídas em serviços de saúde de todas as unidades federadas, que monitoram a circulação do vírus influenza por meio de casos de síndrome gripal (SG) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Em 2018, até 07 de abril, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 46 casos e 7 óbitos por influenza A não subtipado.

Além disso, o ministério ressalta a importância da vacinação, que é uma das estratégias mais importantes para redução de casos graves e óbitos por influenza. Os principais sintomas da gripe H3N2 são febre alta, coriza, dores no corpo e tosse seca. O quadro pode ser agressivo em idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. Fonte: Minha Vida*

Compartilhe!