Ciência e Saúde

Panturrilha é segundo coração do corpo e pode evitar trombose (e até as varizes)

Escrito por Pesquisa Web em 18 de Outubro de 2018
[Panturrilha é segundo coração do corpo e pode evitar trombose (e até as varizes)]

Além do uso de anticoncepcionais e do tabagismo, o sedentarismo é um dos mais significativos fatores de risco de trombose, condição causada pela formação de um coágulo em uma ou mais grandes veias das pernas ou das coxas. O que poucos sabem, no entanto, é que os músculos da panturrilha tem papel crucial para evitar quadros assim.

Exercitar a panturrilha pode evitar trombose
De acordo com um estudo realizado nos EUA, pessoas que passam muito tempo diante da TV apresentam maiores riscos de apresentar um quadro de trombose. E uma das razões é a falta de contração da panturrilha, que pode ser considerada uma espécie de segundo coração, uma vez que sua contração tem significativa ação no bombeamento do sangue.

Se por causa da falta de movimentação das pernas e do sedentarismo a panturrilha não é ativada, pode ocorrer a formação de coágulos como resultado da diminuição da velocidade do fluxo sanguíneo, favorecendo não somente o surgimento de trombose, como também o de varizes, que são veias cujo funcionamento é comprometido de tal modo que o sangue deixa de circular.

Se você ainda não se convenceu a sair do sofá e a iniciar uma rotina de atividades físicas, saiba que deve pelo menos realizar movimentos simples na panturrilha durante o dia para evitar a trombose. Breves caminhadas, séries de alongamentos ativos na região ou até ficar por alguns momentos na ponta dos pés são medidas que ajudam a movimentar a panturrilha e estimular a circulação da área. Fonte: VIX*

Compartilhe!