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Educação
Ufba atingiu nota máxima no Indicador Geral de Cursos (IGC) do MEC, que avalia a qualidade da educação superior no país.
Por Ibahia
(Foto: reprodução)
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) alcançou a nota máxima no Indicador Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade da educação superior no país.
A instituição atingiu a nota 5, com 4,0593 no IGC Contínuo da mais recente avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A ferramenta leva em conta o desempenho de cursos de graduação e pós-graduação. A faixa máxima do IGC é atribuída a instituições que alcançam nota superior a 3,95 no IGC Contínuo.
Ufba consolida grau de excelência
A entrada na faixa 5 consolida o grau de excelência perseguido pela Ufba nos últimos 10 anos. Durante o período, foram realizadas sete avaliações, sempre com melhora na nota da Ufba no IGC Contínuo.
Em 2014, quando o IGC foi criado, a instituição obteve a pontuação 3,50; em 2015, 3,65; em 2016, 3,66; em 2017, 3,75; em 2018, 3,76; em 2019, 3,8462; e em 2021, 3,9259. Em 2020, em razão da pandemia, não houve aplicação do Enade, o que impossibilitou a divulgação dos indicadores.
Ao todo foram avaliadas mais de 2100 instituições de ensino superior de todo o país. Com o resultado obtido pela Ufba, a instituição está entre as 12 que alcançaram a faixa 5 pela primeira vez, sendo 5 universidades públicas federais, 1 pública estadual, 5 privadas sem fins lucrativos e 1 com fins lucrativos.
Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), 72% das universidades com conceito máximo no IGC são federais.
Como é calculado do IGC
O cálculo do IGC é feito anualmente e considera a média obtida pelos cursos de graduação avaliados no último triênio, além da quantidade de estudantes; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação atribuídos pela Capes na última avaliação trienal, também em relação à quantidade de estudantes; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação.
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