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Escolas estaduais realizam avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem

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Escolas estaduais realizam avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem

A avaliação é composta por 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática

Por: Secom

Foto: Felipe Castro

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (15), a avaliação do nível de conhecimento dos estudantes em relação às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A ação, desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), utiliza a plataforma digital Plurall e permite o acompanhamento da gestão da aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio para o diagnóstico e a elaboração de estratégias pedagógicas que permitam a superação das dificuldades e a assimilação dos conteúdos pelos estudantes.

A avaliação é composta por 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática. Os estudantes acessam a Plurall através de dispositivos disponibilizados nas escolas, como tablets, chromebooks, notebooks e computadores. “Já trabalhamos com essa plataforma desde 2023. No início deste ano, foi feita a avaliação diagnóstica e, com os resultados e dados sistematizados, conseguimos realizar um planejamento com foco nos pontos mais críticos”, avalia a coordenadora pedagógica Serafina Carneiro, do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios – Tempo Integral, localizado no município Pé de Serra.

Além de apresentar o resultado quase imediato, dar um panorama das turmas e fazer o perfil de cada aluno, a plataforma Plurall também disponibiliza atividades que ajudam a incrementar as disciplinas, trazendo novas abordagens e vários conteúdos digitais educacionais, que podem ser acessados por estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores a qualquer hora e lugar, a exemplo dos cadernos pedagógicos de Língua Portuguesa e de Matemática, que estão disponíveis na plataforma. 

O estudante João Pedro Oliveira Rios, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, destaca os cadernos da plataforma como um grande auxílio no aprendizado das disciplinas. “Nessa plataforma encontramos cadernos para estudo das disciplinas e auxílio nas monitorias, sendo tudo com fácil acesso, como as provas, que são muito simples de entender, tanto pelo seu layout, quanto por sua organização, facilitando muito na hora de responder as atividades”, conta.

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