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Rede estadual promove avaliação diagnóstica para fortalecer aprendizagem

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Rede estadual promove avaliação diagnóstica para fortalecer aprendizagem

Até esta sexta-feira (21), os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio realizam as provas

Por: Secom

Foto: Valdeci Santana

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nessa segunda-feira (17), a aplicação da Avaliação Diagnóstica em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. A ação segue até 26 de fevereiro, com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos estudantes, subsidiando o planejamento pedagógico das escolas para a melhoria do desempenho escolar.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, destacou a importância dessa etapa avaliativa para a organização das atividades do ano letivo. “Iniciamos as aulas no dia 10 de fevereiro. Passado o momento de recepção dos nossos estudantes, vamos agora para um momento de avaliação diagnóstica. É imprescindível que possamos olhar para esses estudantes e identificar quais conhecimentos e habilidades eles já consolidaram na série anterior e como eles estão vindo para este novo ano, para estes novos desafios. Por isso, a avaliação diagnóstica nos ajuda a ter esse panorama de como está cada sala de aula, cada estudante, para que possamos fazer um planejamento muito mais real, focado, de fato, nas aprendizagens que precisamos consolidar e avançar”, afirmou.

Até esta sexta-feira (21), os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio realizam as provas. Já os estudantes da 1ª série do Ensino Médio farão a avaliação entre os dias 24 e 26 de fevereiro. Aplicadas de forma on-line, as provas possibilitam o acompanhamento individual e contínuo do desempenho de cada estudante. A partir dos resultados, professores e gestores poderão identificar dificuldades e potencialidades dos alunos, adotando estratégias pedagógicas adequadas ao longo do ano letivo.

Em Bom Jesus da Lapa, por exemplo, a avaliação já mobilizou as escolas. No Colégio Estadual São Vicente de Paulo, 143 alunos participaram das provas. A vice-diretora Marleuza Fernandes de Oliveira ressaltou que o processo é fundamental tanto para os estudantes quanto para os professores. “Esta avaliação serve para que os estudantes possam conhecer seu nível de aprendizagem e, para a escola, ela possibilita fazer o planejamento junto aos professores a partir do resultado”, afirmou.

Já no Colégio Estadual do Campo Projeto Formoso, também no município, mais de 80 estudantes irão realizar as provas. A diretora da unidade, Maria das Graças, explicou que os alunos receberam orientações prévias. “Durante a semana de interação da escola, os professores forneceram orientações específicas sobre como seria a realização das provas, com um foco especial na turma da primeira série, que participará dessas avaliações pela primeira vez. Essas orientações visaram garantir que todos os estudantes se sentissem preparados e confiantes para o processo”, disse.

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