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Camaçari
O objetivo foi testar e avaliar os procedimentos coletivos de segurança e comunicação do Plano de Contingência do Polo.
Por: CN com Assessoria de Comunicação
(Foto: divulgação)
Um exercício simulado geral de emergência foi realizado com sucesso na manhã desta quarta-feira (27), no Polo de Camaçari, presencialmente, com a evasão de cerca de 15 mil trabalhadores. O treinamento foi coordenado pelo Cofic e Unigel e iniciado sem aviso prévio de data para sua realização, envolvendo mais de 50 empresas. O objetivo foi testar e avaliar os procedimentos coletivos de segurança e comunicação do Plano de Contingência do Polo (PCP), incluindo os recursos técnicos do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), e do Plano de Atendimento Médico Emergência (Pame), mantidos pelas empresas do complexo industrial.
O simulado geral teve como ponto de partida um cenário fictício de colisão entre um ônibus que transportava trabalhadores e uma carreta carregada de amônia, nas imediações da portaria da empresa Unigel Agro, fabricante do produto. Por se tratar de um evento de "grande porte", envolvendo carregamento de produto químico inflamável, foram acionados o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e todo o sistema de atendimento médico de emergência do Polo de Camaçari, para atendimento de "vítimas". Para facilitar o deslocamento de viaturas, ambulâncias e trabalhadores que participam do simulado, as vias de acesso ao Polo ficaram bloqueadas até às 11h.
O treinamento envolveu parceiros externos, entre os quais a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Polo), 12º BTPM de Camaçari, 36ª Companhia de Polícia de Dias D´Ávila, Polícia Rodoviária Estadual, Grupamento Aéreo da PM (GRAER), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e STT de Camaçari, CCR Metrô, Concessionária Bahia Norte e Samu.
Aprimorando resultados
"O simulado é a oportunidade que temos para avaliar o processo de atendimento a uma emergência de grande porte, seja a comunicação entre as empresas, seja entre a empresa"sinistrada" e a comunidade e organismos envolvidos. O exercício serviu ainda para aprimorarmos os treinamentos das equipes de atendimento a emergências (Brigada e Saúde)", observou Albert Eustáquio Sobral, coordenador de SSMA, PAE e Sepro da Unigel, vice coordenador da Cosima - Comissão de Segurança e Higiene Industrial do Cofic.
Na área de saúde, especificamente, "a experiência do simulado virtual foi enriquecedora, mas voltar a realizar de forma presencial tem uma outra conotação, mais próxima da realidade, com atendimento a vítimas na rua e no Pame, incluindo transferência em helicóptero e ambulância. Isso permite voltar a testar o sistema de atendimento médico como um todo, identificando os pontos de força e também os pontos que precisamos melhorar", afirmou Claudio Azoubel, médico e coordenador do Pame.
Azoubel ressalta que a equipe do Pame está sempre preparada para atender à emergência no Polo desde os primeiros sinais de uma eventual ocorrência: "Damos uma primeira resposta com o primeiro atendimento, deflagrando em seguida o Plano de Contingência, com atendimento a um número grande de "vítimas", envolvendo uma equipe multidisciplinar".
"A grande importância do simulado do PCP é aprimorar o sistema de gestão de prevenção de acidentes nas empresas, além de identificar o que precisamos corrigir na preparação para atuar numa emergência", ressaltou Aurinézio Calheira, superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do Cofic, lembrando que o simulado envolveu parceiros externos, como a Polícia Militar por meio da Cipe, 12º BTPM, 36ª Cia, PMRV, Graer, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e STT de Camaçari, CCR Metrô, Concessionária Bahia Norte e Samu.
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