Camaçari

Mulheres são homenageadas em Sessão Especial na Câmara de Camaçari

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 15 de Março de 2019
[Mulheres são homenageadas em Sessão Especial na Câmara de Camaçari]

Aconteceu, na noite desta quinta-feira (14), uma Sessão Especial pela passagem do Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março. Com o tema "Luta pela Vida das Mulheres e Defesa de Direitos", a sessão contou com a presença de diversas lideranças femininas do município e da Bahia.

O vereador Binho do Dois de Julho (PC do B), proponente da sessão, iniciou justificando o motivo da realização da atividade. "Acredito na importância da realização desta sessão, devido ao sofrimento que as mulheres passam pelos diversos tipos de violência doméstica, nas ruas e no trabalho, tanto em Camaçari quanto no restante do Brasil", proferiu.

A primeira palestrante a se pronunciar foi Suzana Lima, secretária das mulheres do PC do B. "Esta é a segunda vez que venho falar numa sessão especial sobre as mulheres. É uma tristeza saber que neste tempo não tivemos avanços significativos, muito pelo contrário, perdemos a Secretaria Municipal da Mulher, o Conselho da Mulher também está paralisado, assim como o Comitê de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher de Camaçari. Hoje, só sobrou a Delegacia Especializada em Atendimento às Mulheres (Deam), e, mesmo assim, sem uma viatura no município para realizar a ronda Maria da Penha", disse.

Também esteve presente Maria Cristina Carneiro, advogada que ajudou a família da jovem Eva Luana, no caso que chocou o país sobre violência doméstica. "Se o Estado não oferece segurança às mulheres com os equipamentos que deveriam garanti-la, temos que nos unir enquanto sociedade para ajudá-las", comentou.

Também se pronunciaram a representante do Movimento de Mulheres do Podemos, Ana Gomes; a secretária das Mulheres Metalúrgicas, Ângela Santos; a representante da Associação do Coqueiro Solidário, Fabiana Franco; a secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Julieta Palmeira; e a deputada federal Alice Portugal (PC do B). 

A Casa recebeu a apresentação musical do cantor Rege FX, que interpretou a canção "Maria, Maria", de Milton Nascimento e Fernando Brant. Ainda houve a apresentação de samba de gafieira, com os professores Tony Dandara e Lyane Oliveira.

Estiveram presentes e se pronunciaram os vereadores Marcelino (PT), Teo Ribeiro (PT), Dentinho do Sindicato (PT), Jackson (PT) e Drª Cristiane Bacelar (PRB).

Compartilhe!