Camaçari

Nota de esclarecimento da SESAU sobre vacina BCG

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 19 de Julho de 2019
[Nota de esclarecimento da SESAU sobre vacina BCG]

A Secretaria de Saúde de Camaçari, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, esclarece que, conforme Nota Informativa nº 15/2019 – DEIDT/SVS/MS, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados um quantitativo de apenas 68% da cota mensal da vacina BGC, prevista para o mês de julho. A situação se deve ao fato de que alguns lotes da vacina aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS.

As vacinas que compõem o calendário básico de vacinação são distribuídas aos municípios de acordo com cronograma estabelecido pelos estados, conforme pedido realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde. Mensalmente o município de Camaçari solicita à SESAB cerca de 2.500 doses da vacina BGC. Entretanto, há alguns meses esse quantitativo não vem sendo fornecido em virtude do desabastecimento nacional.

A Secretaria de Saúde informa que para o mês de julho foi recebido apenas 400 doses da vacina BGC e para otimizar as doses, que acabaram de ser recebidas da SESAB, foi adotada a estratégia de distribuição da vacina BCG para dez unidades de saúde listadas abaixo, a partir de 22 de julho.

O tempo de utilização dessa vacina após abertura do frasco é de até 6 horas. Concentrando o atendimento nas unidades referidas, evita-se a perda de doses. A aplicação da vacina ocorrerá com agendamento na própria unidade de saúde. Essa medida torna-se necessário frente ao não abastecimento do município em sua totalidade conforme explicado acima.

A vacina BCG encontra-se disponível no Hospital Geral de Camaçari e nas salas de vacina, nas seguintes unidades de saúde:

• USF PONTO CERTO

• USF NOVA ALIANÇA

• UBS GRAVATÁ

• UBS GLEBA B

• UBS CAMAÇARI DE DENTRO

• USF PARQUE DAS MANGABAS

NA ORLA:

• UBS MONTE GORDO

• UBS VILA DE ABRANTES

• USF BARRA DO POJUCA

• UBS AREMBEPE

Importante informar que, não existe previsão de normalização no abastecimento da vacina BGC por parte do Ministério da Saúde e consequentemente pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia responsável por receber e repassar a vacina aos municípios conforme solicitado pelas Secretarias de Saúde.

A Sesau informa que tem feito todos os esforços possíveis para garantir a vacinação com o soro BCG a todos os recém-nascidos com as poucas doses recebidas até então. Mas, que o recebimento das doses da vacina depende do Ministério da Saúde. Salienta-se que o Soro antirrábico, utilizado na profilaxia da raiva, permanece em desabastecimento nacional em virtude de suspensão da produção por parte do laboratório responsável.

As demais vacinas de rotina que compõem o calendário básico estão disponíveis nas salas de vacina em funcionamento nas unidades de saúde do município.

Compartilhe!