Camaçari

Parceria entre prefeitura e fanfarras viabiliza projeto “Mais Música na Escola”

Escrito por CN com Assessoria de Comunicação em 20 de Julho de 2019
[Parceria entre prefeitura e fanfarras viabiliza projeto “Mais Música na Escola”]

Foi com apresentações musicais, teatro lotado e muita alegria que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), formalizou uma importante parceira com as fanfarras e bandas marciais, para a implantação do Projeto “Mais música na Escola”, no município.  A assinatura do Termo de Compromisso aconteceu no final da tarde dessa sexta-feira (19/7), no teatro da Cidade do Saber, e contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo. 

"Estou muito realizado em estar investindo nas instituições musicais da cidade e, ao mesmo tempo, proporcionando um projeto revolucionário para nossos estudantes. Investir recurso público nas fanfarras e bandas marciais é proporcionar cultura e educação para a população" ressaltou o gestor municipal.   

A cerimônia contou com a presença do prefeito Elinaldo. 

Sete instituições musicais, através de seus presidentes, firmaram o compromisso para participar das ações culturais e artísticas do projeto, que visa proporcionar aos estudantes da rede municipal de ensino a aprendizagem de música, bem como a apreciação de apresentações musicais.

Há 24 anos presidindo a Filarmônica 28 de Setembro, Antonio Araujo Lima, ficou encantado com a proposta e ao mesmo tempo feliz em poder contribuir com o projeto. "A música aguça os sentidos, contribuindo para o desenvolvimento corporal, mental e linguístico. E vou além, a música é uma das fontes de alimentação espiritual do ser humano. Para muitos, ela é a carótida que circula o sangue para o cérebro e o coração”, acrescentou Lima.

O projeto vai beneficiar 38 unidades escolares e tem como prioridade os estudantes do Ensino Fundamental II. "Levar a arte, a música e a fanfarra para dentro da escola é a gente apostar no conhecimento encantado que muitos estudiosos dizem que é o que a escola precisa ter para que nossas crianças e nossos jovens queiram voltar, ficar e permanecer na instituição. Os alunos vão aprender disciplina e vão aprender, também, que tocar sozinho não vai rolar, que é preciso estar junto com o outro", destacou Neurilene Martins, secretária de Educação do município.

Durante o evento de assinatura do Termo de Compromisso com Fanfarras, todas as instituições parceiras do Projeto “Mais música na Escola” se apresentaram e mostraram um pouco do trabalho que desenvolvem, tocando no instrumental e fazendo o público cantar músicas de cantores de renome nacionais e internacionais.

O estudante Matheus da Silva, 17 anos, acredita que o projeto vai agregar em seu desenvolvimento. "O 'Mais Música na Escola' vai levar a energia da música para dentro da sala de aula e através das oficinas vai ajudar a quem não sabe e tem o sonho de tocar um instrumento. Quem sabe até seguir uma carreira artística na música!", enfatizou o aluno da Escola Municipal Cosme de Farias.

O vice-prefeito José Tude também esteve no evento e elogiou a iniciativa do prefeito em firmar a parceria com as fanfarras do município. “Essa é mais uma decisão acertada que o prefeito Elinaldo toma em seu governo, investir em educação para os nossos jovens é investir no futuro de Camaçari, e ao mesmo tempo ele reconhece o valor de nossas fanfarras para contribuir com a formação desses jovens dentro das escolas”, destacou.

A cerimônia, que contou com a presença de secretários municipais e vereadores, foi transmitido ao vivo pela TV Cultura Camaçari – Canal 1.4 da TV Litorânea.

Instituições musicais que firmaram parceria:

Sociedade Filarmônica 28 de Setembro

Associação Cultural Fanfarra Municipal Popular de Abrantes – FAMPA

Associação Cultural Banda Marcial Estudantil de Camaçari – FANESC

Associação Cultural Fanfarra Estudante de Parafuso – FANESP

Sociedade Cultural Fanfarra Estudantil de Vila de Abrantes – FANESVA

Associação Cultural BAMUCA

Associação Cultural e Social Paraíso - FANPOP

Compartilhe!