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Cartão Cidadão: o que é, como consultar saldo, quem tem direito e mais

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Cartão Cidadão: o que é, como consultar saldo, quem tem direito e mais

Documento facilita o acesso a benefícios da Caixa Econômica, como FGTS e Seguro-Desemprego.

Por Sites da Web

Foto: Divulgação/Governo Federal

O Cartão Cidadão é um documento concedido para quem tem algum benefício social ou trabalhista a receber pela Caixa Econômica Federal, mas não tem uma conta na instituição. Ele foi criado para facilitar o acesso a programas como FGTS, seguro-desemprego, Bolsa Família, entre outros. Com o Cartão Cidadão, é possível consultar saldo e sacar valores em qualquer canal de pagamento da Caixa, como agências, lotéricas e pontos de autoatendimento. Neste guia, entenda melhor sobre o Cartão Cidadão, saiba quem tem direito, como solicitá-lo, para que serve e muito mais. As informações são do Tech Tudo*

O que é o Cartão Cidadão online?

O Cartão Cidadão é um cartão magnético que permite que o usuário consulte o saldo disponível e retire valores provenientes de benefícios sociais ou trabalhistas. O documento é emitido pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso aos benefícios pagos pela instituição às pessoas que não são correntistas do banco.

Apesar de não ser possível usar o Cartão Cidadão online, saldos e extratos podem ser consultados por meio do aplicativo da Caixa, disponível para aparelhos Android e iPhone (iOS). Vale ressaltar ainda que, apesar de ser um cartão magnético, semelhante ao de outros bancos, não é possível usar o Cartão Cidadão nas funções de débito ou crédito. O documento serve apenas para sacar os benefícios disponíveis na Caixa Econômica Federal.

Para que serve o Cartão Cidadão?

O principal objetivo do Cartão Cidadão é facilitar o acesso aos benefícios administrados pela Caixa Econômica Federal para pessoas que não são correntistas do banco. Sem o Cartão Cidadão, o usuário só consegue sacar os valores pessoalmente em uma agência da Caixa, mediante a apresentação de documento oficial.

Com o Cartão Cidadão, não é preciso se dirigir à "boca do caixa" para retirar ou confirmar se existe algum valor a ser recebido. Afinal, é possível usá-lo em todos os postos de atendimento da Caixa Econômica Federal, como em lotéricas, correspondentes bancários e postos de autoatendimento.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é concedido para pessoas físicas que têm algum benefício social ou trabalhista a receber pela Caixa Econômica Federal, mas não são correntistas do banco. Dentre estes benefícios, estão o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial, seguro-desemprego, PIS e Bolsa Família. Vale ressaltar que pessoas que possuem conta individual na Caixa – seja conta-corrente, poupança ou Poupança Social Digital (CAIXA Tem) –, podem receber o benefício diretamente nesta conta, sem precisar do Cartão Cidadão.

Como consultar saldo do Cartão Cidadão?

Para consultar o saldo ou conferir os extratos do Cartão Cidadão online, o usuário pode acessar o Portal do Cidadão (cidadao.caixa.gov.br). Através desta plataforma é possível consultar se existem parcelas a receber de algum benefício, dados do NIS (Número de Identificação Social), entre outras informações. Para acessar o Portal do Cidadão, siga estes passos:

Acesse o site (cidadao.caixa.gov.br);

Faça login com CPF e senha cadastrada na Caixa Econômica Federal;

Faça login novamente com as credenciais do Caixa Tem ou do Portal do Cidadão. Caso não tenha login, é possível se cadastrar;

Procure pelo benefício desejado e clique em “Ver parcelas”;

Na tela seguinte será possível conferir as informações sobre o benefício;

Caso o benefício não esteja disponível, aparecerá a mensagem “Não foram encontradas parcelas vinculadas ao CPF informado”.

Aplicativo para ver o saldo do Cartão Cidadão: como baixar

Ainda não existe um aplicativo único que permita conferir o saldo do Cartão Cidadão. No entanto, a Caixa Econômica Federal desenvolveu aplicativos específicos para cada benefício. Ou seja, caso o usuário queira conferir o saldo do Fundo de Garantia, deverá baixar o app do FGTS. Para beneficiários do Bolsa Família, o caminho é instalar o aplicativo de mesmo nome. Ambos os serviços estão disponíveis na Google Play Store e Apple Store.

Porém, é importante tomar muito cuidado com aplicativos falsos desenvolvidos para enganar as pessoas. Estes apps representam um enorme risco para a segurança do usuário, já que podem coletar dados sensíveis e, inclusive, serem usados para fraudar os benefícios. Sendo assim, antes de baixar um aplicativo, certifique-se de que o desenvolvedor é a Caixa Econômica Federal ou o Governo Federal.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

A primeira via do Cartão Cidadão é emitida automaticamente quando algum benefício é liberado. Essa solicitação é feita pela instituição gestora dos programas sociais. Se o usuário tiver um auxílio a ser liberado, mas ainda não recebeu o Cartão Cidadão ou precisa pedir uma segunda via, é possível fazê-lo pelo Atendimento Caixa (por telefone 0800 726 0207) ou em qualquer agência da Caixa. Para emitir o documento, é necessário ter em mãos:

RG ou CNH;

NIS (Número de Identificação Social), NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou PIS/PASEP;

Comprovante de residência.

Devolve ICMS: o que é e como consultar se faz parte

O Devolve ICMS é um programa do governo do Rio Grande do Sul que visa restituir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para famílias de baixa renda relacionadas no Cadastro Único. O benefício está disponível para pessoas que recebem até três salários mínimos por mês ou possuam renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, desde que receba o Bolsa Família ou tenha algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular.

Para quem já é cadastrado no CadÚnico e se encaixa nos requisitos, o pagamento será liberado automaticamente através do Cartão Cidadão Devolve ICMS, emitido pelo BanriCard. O documento deverá ser retirado em uma agência ou posto de atendimento do Banrisul. É possível consultar se o cadastro está atualizado pelo site do CadÚnico (cadunico.dataprev.gov.br/#/home) ou no aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS).

Como cadastrar a senha do Cartão Cidadão?

É possível cadastrar a senha do Cartão Cidadão em uma lotérica ou em uma agência da Caixa Econômica Federal. Para fazer a Senha Cidadão em uma unidade lotérica, é preciso ligar antecipadamente para o Atendimento Caixa ao Cidadão – pelo número 0800 726 0207 ou 111 – e comparecer a uma lotérica portando um documento oficial com foto, como RG, CNH ou CTPS (carteira de trabalho).

Para cadastrar a senha em uma agência, basta apresentar um documento com foto, sem a necessidade de estar portando o Cartão Cidadão. Vale lembrar que, somente com a senha cadastrada é possível usar o cartão para saque em agências, terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Segunda via do Cartão Cidadão

A primeira via é emitida automaticamente quando um benefício administrado pela Caixa Econômica Federal é liberado. No entanto, caso o seu Cartão Cidadão tenha sido roubado, perdido ou extraviado, será necessário solicitar uma segunda via. O pedido deve ser feito pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, através dos números 0800 726 0207 ou 111. No momento da ligação é importante ter em mãos alguns documentos que podem ser solicitados pelo atendente, como CPF, RG, título de eleitor e CTPS (carteira de trabalho). Com informações de G1, Caixa e Serasa*

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