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Economia
Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC/IBGE) e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Por: Camaçari Notícias
Foto: Istockphoto/Banco de imagens
As vendas do comércio varejista da Bahia registraram uma taxa negativa de 0,4% em janeiro de 2025, em comparação com o mês anterior, mas cresceram 1,0% em relação ao mesmo mês de 2024. A queda também foi observada no varejo nacional (-0,1%), embora tenha ocorrido uma expansão de 3,1% em relação ao ano passado. No entanto, a Bahia manteve a expansão contínua por 27 meses consecutivos, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC/IBGE) e análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Em janeiro, os segmentos que contribuíram para a expansão das vendas foram os de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%), móveis e eletrodomésticos (4,0%), e hipermercados, supermercados e produtos alimentícios (0,6%). Por outro lado, o segmento de combustíveis e lubrificantes registrou uma queda de 3,7%.
A estabilidade sazonal e o fraco crescimento das vendas podem ser reflexos da pressão nos preços dos alimentos, levando os consumidores a reduzir os gastos, além de janeiro ser um mês com despesas extras, como matrículas escolares. A comparação com o mesmo mês de 2024 é influenciada pelo efeito base, visto que no ano passado houve uma expansão de 11,6%.
Nos últimos 12 meses, as vendas no varejo baiano apresentaram um crescimento de 6,5%, superando a média nacional de 4,7%. Os segmentos que mais cresceram foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (11,6%), e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,6%).
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motocicletas, material de construção e atacado especializado, as vendas também apresentaram estabilidade, com variações de 0,2% em relação ao mês anterior e -0,3% em comparação com o mesmo mês de 2024. O segmento de Veículos e motocicletas teve um crescimento significativo de 32,1%, enquanto Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram quedas de -2,3% e -28,8%, respectivamente.
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