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Bahia
O investimento, através de recursos do tesouro e de emendas parlamentares, foi de R$ 7,8 milhões
Por: Secom
O ritmo e a alegria das bandas e fanfarras de quatro unidades da rede estadual de ensino tomaram conta das ruas do bairro de São Caetano, na manhã desta sexta-feira (19), durante a terceira etapa do Intercolegial de Bandas e Fanfarras. O evento destacou o talento dos jovens músicos e reforçou a importância do investimento contínuo na Educação e na Cultura. A integração entre escola, família e comunidade foi fortalecida com a programação realizada nas dependências do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, unidade escolar anfitriã do dia, que promoveu rodas de conversas e reflexões sobre tolerância, dignidade menstrual, masculinidade tóxica e estímulo à cultura da paz.
A iniciativa promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e que já está gerando resultados significativos, é fruto dos investimentos do Governo do Estado, que, recentemente, disponibilizou 197 kits de instrumentos, totalizando R$ 7,8 milhões de investimento através de recursos do tesouro e de emendas parlamentares. O impacto positivo dos recursos direcionados ao desenvolvimento das bandas e fanfarras escolares foi constatado durante os festejos do 2 de Julho, quando as ruas do Centro Histórico de Salvador serviram de cenário para a apresentação de 26 grupos da rede estadual de ensino, que participaram do 2º Festival de Fanfarras e Balizadores e conquistaram as principais premiações, sendo quatro entre as cinco finalistas.
Ao desfilarem pelas ruas do bairro de São Caetano, os 250 estudantes dos colégios estaduais Desembargador Pedro Ribeiro (a unidade anfitriã); Raul Sá, no bairro de Mussurunga; Edvaldo Boaventura, no STIEP; e Helena Matheus, em São Cristóvão, levaram uma mensagem de alegria, que contou com a participação de familiares, moradores e comerciantes da região, integrando ações educativas com a sonoridade dos diferentes instrumentos musicais e a beleza das coreografias das balizas. “Estamos transformando a vida desses meninos e meninas. Essas atividades têm reflexos na melhoria do aprendizado. O aluno se sente acolhido pela escola, cujo ambiente é de confraternização, de alegria e amizade”, explica a diretora da unidade, Elneide Jesus Ariany.
À frente da fanfarra, o estudante do 3º ano do Ensino Médio, João Vitor Silva, observa todos os movimentos dos colegas, antes mesmo de começar a apresentação. Como mór da banda, ele faz a ligação entre o maestro e os demais integrantes, liderando e mantendo o ritmo e a batida do tempo com o uso do bastão. “Durante três dias da semana, realizamos os ensaios. Participar da banda e da fanfarra é como o convívio em família, em que conversamos sobre nossos problemas, ouvimos conselhos, apoiamos uns aos outros. Aqui é um verdadeiro aprendizado para a vida”, avalia.
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