Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies
Bahia
Serão mais 8 postos realizando o atendimento em outros 6 municípios.
Por: Camaçari Notícias
A partir de hoje (15), começa a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos postos do Instituto de Identificação Pedro Mello, localizados nas unidades SAC de Barreiras, Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê e Itabuna. O atendimento será realizado apenas com agendamento prévio pelo Portal BA.GOV.BR ou pelo aplicativo.
A CIN utilizará o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, o que reduz a possibilidade de fraudes e problemas relacionados à multiplicidade de cadastros para a mesma pessoa.
A primeira via será gratuita para todos os cidadãos, sendo necessário apresentar apenas as certidões de nascimento ou casamento para a emissão do novo documento. O formato atual da carteira de identidade continuará válido até 2032. “Estamos ampliando os serviços para mais postos, mas enfatizamos que a população não precisa se apressar. Temos até 2032 para renovar as identidades,” comentou Ana Cecília Bandeira, Diretora-Geral da Polícia Técnica.
Além de proporcionar maior segurança, a nova carteira em sua versão digital, acessada pelo GOV.BR, permitirá a inclusão de outros documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, bem como informações de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, mediante apresentação de relatório médico. Outras informações adicionais, como tipo sanguíneo, fator RH e a opção de ser doador de órgãos também poderão ser incluídas.
Outra inovação é a possibilidade de inclusão do nome social, a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, o novo registro prevalecerá.
A CIN terá validade conforme a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; e para maiores de 60 anos, validade indeterminada.
A implantação da CIN na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e o SAC.
Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.
Bahia
Bahia
Bahia
Bahia