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SAC inaugura mais seis postos para emissão da nova carteira de identidade no interior a partir de quinta-feira (12)

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SAC inaugura mais seis postos para emissão da nova carteira de identidade no interior a partir de quinta-feira (12)

O atendimento da CIN é realizado somente através de agendamento prévio.

Por: Camaçari Notícias

Foto: Reprodução/GOVBA

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será disponibilizada em mais seis postos do SAC no interior da Bahia a partir desta quinta-feira (12). Os novos locais de atendimento incluem Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. Para obter a CIN, é necessário agendar previamente pelo aplicativo, no portal ba.gov.br, ou por meio do call center: (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (telefone fixo).

Importante ressaltar que a emissão do antigo RG estará suspensa nos postos mencionados entre os dias 9 e 11 de setembro, em função da implantação da CIN. Contudo, quem já solicitou o documento poderá retirá-lo na unidade, sem necessidade de agendamento, apresentando apenas o protocolo.

A implementação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e o SAC.

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Se a certidão estiver plastificada, é preciso levar também uma cópia.

A CIN permitirá a inclusão de outros documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, poderão ser adicionadas, assim como dados como tipo sanguíneo, fator RH e a opção de doador de órgãos.

Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, conforme solicitação do cidadão. Em caso de mudança de nome na certidão de nascimento, o novo registro prevalecerá. A CIN também terá uma versão digital, que poderá ser acessada no gov.br três dias após a impressão e contará com um QR Code para verificação de autenticidade e dados.

Os cidadãos não são obrigados a comparecer imediatamente aos postos do SAC para a troca do documento, já que o RG antigo permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032.

A validade da CIN varia conforme a faixa etária: para crianças de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada. Para mais informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o portal do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (fixo).

Atualmente, o atendimento da CIN já ocorre em 11 postos do SAC na capital: Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Uruguai; além de quatro na Região Metropolitana de Salvador (RMS): Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho; e em 15 postos do interior: Barreiras, Conquista I e II, Eunápolis, Feira I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença.

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