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Bahia
As queixas foram levadas à Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA).
Por Camaçari Notícias
Nos primeiros dias de 2025, ao menos 43 baianos registraram queixas contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com 5 reclamações diárias, principalmente por falta de água. Esses números podem não refletir a total insatisfação, já que muitos moradores enfrentam desabastecimento em áreas turísticas, como o Litoral Norte, com interrupções que duram até 23 dias. Em 2023, o número de reclamações subiu 82% em relação a 2020, totalizando 2.552 queixas. Com informações do Jornal Correio*
Em localidades como Barra do Jacuípe, os moradores enfrentam desabastecimento contínuo, recorrendo a caminhões-pipa, que podem custar até R$ 2.200. O síndico Ubiraney Ribeiro Porto, por exemplo, relatou sete dias sem água, enquanto o empresário Emanuel Silva ficou 4 dias consecutivos sem fornecimento, mesmo com grandes reservatórios. Em Monte Gordo, Rosa Noronha também sofre com interrupções frequentes, especialmente durante a alta temporada.
A Embasa atribui os problemas ao aumento de consumo no verão, que pode triplicar em áreas turísticas, e à dificuldade de suprir a demanda, principalmente em imóveis altos ou distantes dos reservatórios. A empresa diz que realiza ajustes operacionais para melhorar o fornecimento, mas a escassez de água pode ser causada por fatores como falta de energia, vazamentos, vandalismo ou uso excessivo.
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