Bahia

Portal do TRE-BA passa a ter acessibilidade em Libras e voz

Escrito por Pesquisa Web em 19 de Fevereiro de 2018
[Portal do TRE-BA passa a ter acessibilidade em Libras e voz]

O portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) passou a contar com um software que oferece, em tempo real, a leitura em voz dos textos publicados em língua portuguesa, bem como a tradução dos escritos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A solução de acessibilidade chamada Rybená foi adquirida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e abrange todos os portais da Justiça Eleitoral.

A tecnologia permitirá a inclusão digital e social às pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outras necessidades especiais.

Para utilizar o programa, o usuário deve selecionar o texto que deseja ler e optar pela tradução em Libras ou pela leitura mediante voz sintética, clicando nos ícones de acessibilidade localizados no canto superior direito da página. Em seguida, o texto será apresentado por uma personagem virtual.

Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

GS, com informações do TSE

Compartilhe!