Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Bahia

/

BA-099 registra redução de 47% de óbitos e mais de 9 mil atendimentos em 2019

Bahia

BA-099 registra redução de 47% de óbitos e mais de 9 mil atendimentos em 2019

.

Por: CN com Assessoria de Comunicação

Com belas praias e acesso a outros estados do Nordeste, a BA-099 recebe cerca de um milhão de veículos anualmente. O fluxo aumenta em épocas festivas, como o verão e demais datas comemorativas, chegando a mais de 200 mil veículos em apenas um feriado prolongado. Ainda assim, registrou-se a redução de 47% na quantidade de óbitos, se comparado com o ano de 2018.

A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa Invepar Rodovias, atribui os bons resultados às ações realizadas durante o período. De acordo com Guilherme Hupsel, Diretor-Superintendente da empresa, "estamos investindo em projetos e campanhas educativas, inspeções frequentes da rodovia, além do atendimento ágil e eficiente das equipes que trabalham na prevenção dos acidentes. A nossa grande missão é salvar vidas, cuidar melhor do caminho dos motoristas, cumprindo fielmente o contrato de concessão com o Governo do Estado", concluiu Hupsel.

Além da redução de óbitos, as ocorrências que envolvem animais na pista também apresentaram queda em 2019, sendo 34% menor que 2018, em função da fiscalização e monitoramento constante da faixa de domínio e atuação em parceria com Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), de Camaçari. O trecho sob concessão possui ainda 24 passagens de fauna para que os animais possam transitar em segurança.

O superintendente da STT, Alfredo Braga de Castro, atribuiu a diminuição destes acidentes à parceria entre a CLN, a STT e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que vem conseguindo conscientizar os proprietários de animais, como cavalos, além de alertar os motoristas.

"A iniciativa entre os envolvidos, de vistoria, captura e remoção dos animais integrada à campanha educativa, proporcionou o resultado apresentado", comemora. O secretário ainda esclarece que, após a realização da captura, os animais foram encaminhados à Zoonose para que recebessem os cuidados necessários até que fossem retirados por seus proprietários. Como forma de inibir a reincidência do abandono ou descuido com as espécies, tem sido cobrada uma taxa para que este resgate seja realizado.

Outro resultado de redução se refere ao número de ocorrências durante o ano. A empresa contabilizou uma queda de 11%, entre atendimentos mecânicos, uso de guinchos, contenção de focos de incêndio, dentre outros. O socorro a panes mecânicas foi o principal serviço prestado durante o ano, sendo 1.528 atendimentos. Dados que reforçam a necessidade dos motoristas realizarem as revisões dos veículos, antes das viagens.

Também foi um ano de parceria intensa com a PRE, que apresentou aumento no efetivo policial e na realização de controle de limite de velocidade e uso do etilômetro, mais conhecido como bafômetro. 

Ainda ao longo de 2019, nove operações especiais foram realizadas para manter a segurança viária durante os feriados prolongados. Entre as iniciativas, estavam o planejamento especial, o aumento da quantidade de profissionais, reforço nos equipamentos de emergência e melhorias na sinalização e pavimentação da rodovia.

Atendimento ao usuário

Todos os serviços da CLN podem ser acionados pelo telefone, através do número 0800-071-3233, ao longo da Estrada do Coco (entre a Ponte do Rio Joanes, em Camaçari, e a Praia do Forte, em Mata de São João - BA). É possível ainda acompanhar o tráfego da BA-099 em tempo real, assim como as condições climáticas, os valores das tarifas de pedágio e outras informações, pelo site www.clnorte.com.br.

Relacionados