Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies
Vagas de Emprego
Saber gerenciar o próprio tempo é essencial para estudar a distância
Por: Camaçari Notícias
"Flexibilidade é diferente de facilidade. Você pode organizar seu horário de estudo e conciliar isso com as demais demandas da sua vida, desde que você tenha tempo para estudar e consiga seguir esse planejamento", afirma Arivelto Fialho é conhecido por compartilhar diversas dicas de como estudar a distância com os colegas da pós-graduação em Gerenciamento de Projetos do Senac EAD.
Como administrar o tempo?
Segundo o último Censo EAD.BR, a falta de tempo é o principal motivo de quem abandona cursos a distância. Mas, em muitos casos, essa indisponibilidade é apenas um retrato da gestão inadequada do próprio tempo, o que pode ser revertido com um bom planejamento.
"A maior dificuldade das pessoas é estabelecer dentro de suas atividades diárias o que é prioridade. As dificuldades diminuem quando passamos a organizar nossa vida", diz Simone Martins Alves, docente do curso Gerenciamento do Tempo no Senac São Paulo.
Confira abaixo um passo a passo indicado por Simone de como estabelecer uma rotina mais equilibrada e eficiente:
- Estabeleça seus objetivos e prioridades.
- Construa uma agenda semanal, listando os compromissos de segunda-feira a domingo.
- Identifique quais atividades são urgentes, ou seja, tarefas com tempo esgotado e que precisam ser realizadas de imediato.
- Selecione as que são importantes, ou seja, aquelas que agregam valor e que possuem um prazo maior para execução.
- Verifique quais são circunstanciais, ou seja, as que devem ser minimizadas ou eliminadas.
- Reorganize seus compromissos priorizando os itens urgentes, importantes e circunstancias, nessa ordem.
- Analise se é possível dividir ou repassar alguma dessas atividades para outra pessoa. "Muitas vezes, nos falta a habilidade de delegarmos. Não importa se é na vida profissional, pessoal ou acadêmica. Temos de aprender a dividir tarefas e responsabilidades. Todos crescem com isso", afirma Simone.
- Verifique se está dedicando a maior parte do seu tempo para resolver urgências. "Isso significa que algo está errado. Normalmente, muitas pessoas protelam tanto uma tarefa que, quando resolvem fazê-la, o prazo está muito próximo ou já estourou", diz a docente.
- Em relação aos estudos, avalie o nível de complexidade da disciplina e dedique um tempo maior às mais difíceis ou que serão cruciais no desempenho profissional do aluno.
- Para trabalhos mais densos, é importante começá-los com antecedência, reservando um tempo específico para pesquisar sobre o tema, ler os itens pesquisados, redigir o material, revisar o conteúdo e concluir a produção. "Programe a entrega para dois dias antes do prazo real. Caso tenha algum problema, ainda haverá tempo para solucioná-lo antes da data oficial, reduzindo a ansiedade e outros sentimentos que minam a energia e a saúde", diz Simone.
Conheça o portfólio completo de cursos oferecidos pelo Senac EAD.
Estamos com inscrições abertas nos Cursos Livres, Técnicos e de Nível Superior.
Vagas de Emprego
Vagas de Emprego
Vagas de Emprego
Vagas de Emprego