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Tecnologia
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Por Pesquisa Web
O Instagram pode finalmente permitir que usuários coloquem links clicáveis na legenda das fotos publicadas na rede social, mas há uma pegadinha: o aplicativo, que pertence ao Facebook, pretende fazer uma cobrança para que o endereço se torne clicável pelos leitores.
Uma patente publicada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos mostra como funciona a ideia. A documentação foi enviada ao órgão pelo Facebook e tem até uma imagem que ilustra como ficaria uma postagem com o link para uma página externa à rede social.
De acordo com a descrição, você poderia colocar uma URL na legenda e, ao fazer a publicação, o app pergunta se link deve se tornar clicável. Caso você concorde, uma taxa de US$ 2 (cerca de R$ 10) será cobrada; se disser que não, a URL aparece como texto não clicável e não selecionável, tal qual acontece atualmente.
Patente sugere que Instagram pode permitir links na legenda das fotos (Imagem: Reprodução/USTPO)
“Se detectar que o conteúdo em texto da legenda inclui uma sequência de texto de link, identificando um endereço, o sistema solicita ao usuário que pague uma taxa para gerar um link”, explica a patente, requerida há cerca de um mês. Não ficou claro se essa taxa seria cobrada de todos os usuários ou apenas de usuários comerciais nem se é fixa (ou seja, se o valor pode variar conforme o solicitante).
Rede social fechada
Por enquanto, o Instagram só permite que usuários verificados ou com mais de 10.000 seguidores coloquem links externos nos Stories, com o “arraste para cima”. Nas legendas das fotos, nenhum link clicável é permitido até hoje, e muitos chamam os seguidores para irem à página de perfil para clicar no "link da bio" quando querem promover alguma página.
Esse “fechamento” do Instagram, que dificulta seus usuários de promoverem outras páginas, é proposital, já que o aplicativo cobra por postagens publicitárias, permitindo que essas tenham links externos. A ideia de cobrar por links na legenda parece ser evitar que empresas driblem essa cobrança e passem a utilizar postagens regulares para fazer anúncios. Fonte: Canal Tech*
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