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Economia
Por: Pesquisa Web
A empresa Mondelez Brasil Ltda., detentora da marca Tang, foi autuada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) por trazer na embalagem do refresco em pó a informação "sem corantes artificiais". De acordo com o órgão, isso pode induzir o consumidor ao erro e, por isso, a empresa foi multada em mais de 270 mil euros.
A multa foi aplicada no início de julho de 2017, mas a questão teve início em 2012, a partir de um requerimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a Senacon. A fabricante recorreu e afirmou trabalhar com corantes naturais, porém, foi decidido que a expressão sem corantes artificiais? não poderia ser utilizada, uma vez que não existem critérios específicos definidos para o uso do termo.
Em nota técnica, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse ainda que na composição do refresco eram utilizados corantes inorgânicos e corante caramelo, que não são ingredientes considerados naturais. Portanto, a informação contida na embalagem poderia induzir o consumidor em erro quanto à natureza do produto.
Em comunicado, a fabricante informou: "A Mondelez International, detentora da marca Tang, se reserva o direito de não comentar processos em andamento. A companhia esclarece que respeita integralmente a legislação nacional em vigor e as normas do CONAR na publicidade de seus produtos, bem como reafirma seu compromisso de transparência e respeito ao consumidor."
Fonte: Minha Vida*
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